Arquivo

Intercidades volta a parar em Vila Franca das Naves

Vila Franca das Naves vai voltar a ser servida pelos comboios Intercidades com destino a Lisboa e Guarda a partir do próximo dia 1 de setembro.

Atualmente, as composições deste serviço na Linha da Beira Alta não fazem qualquer paragem na estação daquela vila do concelho de Trancoso, uma situação que vai mudar depois da Junta de Freguesia e da Câmara terem encetado «um conjunto de diligências e iniciativas» para servir a população. O presidente da Junta de Vila Franca das Naves, José dos Santos, considera que se trata de «uma decisão acertada da CP, que vai de encontro aos interesses das populações», e que pode contribuir para que a freguesia «possa readquirir o estatuto que teve no passado como um dos principais locais de acesso ao serviço ferroviário de passageiros» no nordeste da Beira.

De resto, a autarquia de Trancoso indica ainda que a transportadora ferroviária «decidiu reduzir o bilhete em segunda classe» nestes Intercidades, passando de 10 euros para 6,5 euros. Graças ao caminho-de-ferro, Vila Franca das Naves, atualmente com 1.097 habitantes, foi um importante centro de distribuição e armazenamento de produtos agrícolas e outros que servia toda a zona norte do distrito da Guarda. O comboio chegou à localidade a 10 de agosto de 1882, quando a família real fez a viagem inaugural da Linha da Beira Alta até à Guarda.

Intercidades volta a parar em Vila Franca
        das Naves

Sobre o autor

Leave a Reply