Arquivo

Interação dos doentes com animais é tema de documentário de Pedro Renca

Guarda

Depois de “Esta é a Minha Casa”, Pedro Renca, enfermeiro especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, realizou um documentário sobre a importância da interação com os animais para os reabilitação de doentes.

Intitulada “Umbra”, esta curta-metragem foi realizada e produzida pelo enfermeiro do Departamento de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda e aborda o relacionamento entre uma égua, “Umbra”, e a sua dona, Rute, e «o equilíbrio de saúde mental conseguido nesta interação». O objetivo é consciencializar as pessoas para a importância da promoção da saúde mental. «É um filme que retrata de forma leve um assunto sério. Temos de perceber que nem tudo na área da saúde mental é patológico. Ou seja, a saúde mental está implícita a todos nós e temos de saber trabalhá-la. Este filme ajuda-nos a perceber isso mesmo», adianta Pedro Renca.

“Umbra” dura 20 minutos e foi rodado numa quinta nas proximidades da Guarda com a colaboração de amigos como o realizador Jorge Pelicano (autor de “Ainda há Pastores” e “Pára-me de repente o pensamento”), de Carlos Braz Saraiva (psiquiatra e professor na Faculdade de Medicina de Coimbra), de Rute Renca, Pedro Aguiar, Hugo Moreira, Rui Campos, Miguel Cordeiro, Victor Afonso, Carla Silva, Eduardo Renca, Nuno Renca e Óscar Nogueiro. O filme vai estrear no Fundão, em data a anunciar.

Sobre o autor

Leave a Reply