Arquivo

Inquérito

“O Interior” pediu a diversas personalidades da Beira Interior e a colegas de outros órgãos de comunicação social para indicarem a personalidade e o acontecimento que os marcou em 2003. As respostas são reveladoras. Da abertura da A23 e do primeiro troço

Acontecimento: Novo Hospital da Guarda

Pela negativa, a discussão gerada em torno do novo hospital da Guarda. É o exemplo de como uma região não deve reivindicar um direito ao poder central. Pela positiva, a melhoria das acessibilidades. A A23 e a A25 colocaram a Guarda mais perto dos grandes centros para ir e vir, para trazer e levar…

Fernando Sena,

director do Teatro das Beiras

Personalidade: Miguel Carvalhinho

Pelo lançamento do álbum “Espiral”. Marca a diferença de uma pessoa que vive e trabalha no interior e que fez um álbum com grande qualidade.

Acontecimento: Abertura da A23

Pela importância que tem para o desenvolvimento do interior.

João Correia,

médico do Hospital Sousa Martins, na Guarda

Personalidade: Vítimas dos incêndios

Pela negativa, destaco todos os que foram vítimas dos incêndios. Poderei estar a ser injusto, mas por mais voltas que dê não encontro mais ninguém.

Acontecimento: Incêndios

Desta vez entraram com extrema facilidade pelas casas dentro, ferindo e matando pessoas e animais. O meu destaque poderá servir para relembrar que está na altura de preparar não a “época de fogos”, mas sim a época de limpeza das florestas (que ainda existem) e dos matos (que sempre existirão). Mas além disso, tomar consciência que independentemente dos políticos e das políticas, devem ser os técnicos a fazer a gestão das crises e devem estar preparado para as enfrentar. Destaco pela positiva a inauguração dos últimos troços da A23, tornando mais curta e mais segura a viagem entre as duas capitais de distrito (se é que esta expressão ainda faz algum sentido) e o troço Vilar Formoso-Guarda da A25, permitindo uma ligação rápida de Lisboa à fronteira com Espanha e quiçá reduzir o trânsito de “pesados” no IP5. De resto, desejos sinceros de um 2004 excelente para “O Interior” (Jornal e todos os Jornalistas) e para o nosso interior.

Sobre o autor

Leave a Reply