Arquivo

Inovação e negócios marcam primeira Feira Nacional do Azeite

Certame no Fundão divulga Carta de Azeites da Beira Interior e os vencedores do Concurso Nacional

O Fundão acolhe, a partir de hoje, a primeira Feira Nacional do Azeite. O certame decorre até domingo no Pavilhão Multiusos e promete surpreender os visitantes com as mais diversas utilizações deste precioso líquido já que serão apresentadas aplicações nas áreas da cosmética, saúde e olivoterapia. A edição da primeira Carta de Azeites produzidos na Beira Interior é outro destaque da iniciativa, durante a qual serão ainda divulgados os vencedores do Concurso Nacional do Azeite – “First Premium Fundão Olive Oil”, que envolveu 27 concorrentes, 13 dos quais produtores de azeite e 14 embaladores nacionais.

Organizada pela Associação Comercial e Industrial do Fundão, a Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior e a Confraria do Azeite da Cova da Beira, a feira quer ser «um importante centro de divulgação dos seus benefícios, uma referência no sector e dar a conhecer novas oportunidades de negócio a potenciais investidores». Participam 70 expositores interiores e 10 exteriores, entre produtores, comercializadores e representantes de actividades ligadas directamente ao sector olivícola, bem como aos equipamentos e serviços. A organização anuncia ainda a presença de comerciantes da Alemanha, Macau, Brasil, Holanda e Ucrânia, pois a internacionalização dos negócios é uma das metas da feira. Nesse sentido, os primeiros dois dias serão exclusivamente dedicados aos contactos profissionais, sendo os restantes abertos ao público. Para além de uma mostra de azeites, o programa inclui conferências, provas de azeite e de azeitona de mesa, concursos e exposição de material agrícola. Haverá ainda espaços pedagógicos para que o grande público possa apreciar melhor este elemento preponderante na dieta mediterrânica.

De acordo com os promotores, outro objectivo do certame é sublinhar a necessidade de um centro de negócios na Beira Interior que agilize a divulgação da fileira do azeite. «O sector é suficientemente nobre e importante na economia nacional para que surgisse em Portugal uma feira com o perfil da Bienal de Azeites da Beira Interior», acrescenta a organização. Paralelamente, 11 restaurantes do concelho do Fundão vão aproveitar o evento para servir ementas temáticas no âmbito do festival gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores do Azeite”. O azeite da Cova da Beira começou a ser defendido em Outubro de 2004, quando nasceu uma confraria para o consolidar e promover no mercado mundial. Desde então, já se realizaram Festivais da Tibornia, a Academia do Azeite para investigação, a Rota dos Lagares e negociações com associações e empresários em Bruxelas. A juntar a isto está ainda a entronização de diversos confrades, entre os quais Hans Gert-Poettering, actual presidente do Parlamento Europeu. O mais recente será o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, que visitará a feira amanhã.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply