Arquivo

Iniciativas garantem mais de 530 mil euros de apoios

Programa Leader + apoia projectos para o desenvolvimento e divulgação da região nas áreas do turismo, economia, criação de empregos e de fixação de pessoas

O pavilhão multiusos da Expo Raia, em Trancoso, vai ser sábado o palco da assinatura dos protocolos de comparticipação do Programa Comunitário LEADER +/Raia Histórica. Estes contratos têm em vista a promoção e o desenvolvimento local e regional, disponibilizando um investimento total da ordem dos 530 mil euros a aplicar em projectos para a área do turismo, eventos, publicações e indústrias tradicionais de Trancoso a Pinhel, passando por Mêda, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo.

O destaque das iniciativas mais apoiada vai para uma comparticipação de mais de 24 mil euros, é a VIII Edição da Feira das Tradições e Actividades Económicas de Pinhel, uma feira anual que tem por objectivo divulgar e promover o artesanato e o turismo da região, ao mesmo tempo que se valorizam e transaccionam os vários produtos tradicionais. Enquanto em Figueira de Castelo Rodrigo, a primeira edição do Raid da Adega Cooperativa daquela vila será apoiada com mais de 1.500 euros. Trata-se de um projecto que pretende dar a conhecer os vinhos e a região, proporcionando ao mesmo tempo a descoberta das tradições e património beirão. Em termos de projectos para a fixação de pessoas, em Trancoso, nomeadamente na freguesia de S. Pedro, vão ser efectuados arranjos urbanísticos e paisagísticos, apoiados com mais 36.600 euros. Este projecto inclui a criação de zonas verdes, a implantação de equipamentos infantis e ainda a ampliação da rede de distribuição da energia eléctrica. No que diz respeito à área da criação de emprego, na vila de Almeida será a recuperação de uma edifício para albergar a casa do povo, com vista a desenvolver projectos para a população e proporcionar o contacto a quem visita aquela localidade com as tradições. Este projecto terá um apoio de 52.290 euros. O crescimento da economia regional vai ser proporcionado pela remodelação de uma salsicharia na freguesia da Coriscada no concelho da Mêda. Esta iniciativa pretende reavivar uma actividade artesanal dando-lhe uma nova imagem e proporcionando novas condições de técnicas e laborais, e vai ser apoiada com 21.820 euros.

Sobre o autor

Leave a Reply