Está a decorrer, até Junho, no NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda a Iniciativa Formação para Empresários, programa de formação-acção promovido com o objectivo de reforçar e desenvolver as micro, pequenas e médias empresas da região.
Estão inscritos 13 empresários cujas empresas pertencem aos mais variados sectores de actividades. Nesta acção, os participantes ficam habilitados a melhorar a sua capacidade de gestão e a aumentar a competitividade das suas empresas. As intervenções a realizar no âmbito da Iniciativa Formação para Empresários podem assumir tipologias como Competências em Gestão; nível Base e Competências em Gestão; nível Avançado. Cada uma delas contempla 75 horas de formação em sala (onde serão abordados temas como a liderança e a organização do trabalho, a estratégia e os instrumentos de apoio a gestão) e 50 horas de aconselhamento individual com a finalidade de desenvolver um Plano Estratégico de Desenvolvimento personalizado. No âmbito deste programa, o NERGA tem previsto a realização de mais duas acções, uma de nível base, em Seia, e outra de nível avançado, na Guarda, em conjunto com o Instituto Politécnico, com o mesmo número de empresários. A iniciativa tem como organismo intermédio a AIP – Associação Industrial Portuguesa e o apoio do Programa Operacional Potencial Humano.
Na passada segunda-feira decorreu no NERGA uma acção de formação sobre o “Novo Código Contributivo – Encargos e Benefícios”, que contribuiu para esclarecer as dúvidas que esta legislação tem suscitado nas empresas e dar a conhecer as principais alterações resultantes da sua aplicação, a partir de 1 de Janeiro deste ano. A formação foi ministrada por Graça Penha Gonçalves, mestre em Direito, formadora certificada pelo IEFP com vasta experiência na actividade formativa e consultora sénior de empresas nacionais e multinacionais. Participaram 19 formandos, o que motivou a Associação Empresarial a organizar uma segunda sessão durante este mês. Ainda no âmbito da formação, o NERGA iniciou na passada semana, em horário laboral, duas acções de formação, uma de Higiene e Segurança no trabalho e outra em ArcGIS.