Arquivo

infoEMPRESAS

IAPMEI E CEC ASSINAM PROTOCOLO PARA A OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA FINICIA NA BEIRA INTERIOR

No passado dia 9 de Junho, foi assinado, nas instalações do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro o protocolo para a operacionalização do Programa FINICIA na Beira Interior.

O FINICIA, programa do IAPMEI para a melhoria do financiamento de empresas em fase de arranque e expansão, promove o alargamento da base de acesso a capital e ao crédito, através do estabelecimento de parcerias público-privadas, proporcionando a empresas de pequena dimensão recursos essenciais ao desenvolvimento da actividade nas fases iniciais do seu ciclo de vida, contemplando três eixos de intervenção:

• Projectos de Forte Conteúdo de Inovação;

• Negócios Emergentes de Pequena Escala;

• Iniciativas Empresariais de Interesse Regional.

São parceiros na assinatura do Protocolo para implantação da Plataforma FINICIA na Região da Beira Interior, o IAPMEI, a Universidade da Beira Interior, os Institutos Politécnicos de Guarda, Castelo Branco, o CEC (em representação da sua rede associativa na qual se integra o NERGA), a Parkurbis e a PME Capital.

As entidades regionais, pelas relações de proximidade com este segmento empresarial, caberá no terreno activarem mecanismos com o seguinte alcance:

• Capacidade de escrutínio das operações;

• Assumpção de partilha de risco;

• Acompanhamento e monitorização do desempenho.

Perspectiva-se que, a nível nacional, o FINICIA venha a apoiar 1300 negócios, com cerca de 114 milhões de euros de investimento global, para 64 milhões de euros de investimento público.

Para mais informações contactar o Gabinete Empresa do NERGA

CURSO DE FORMAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO

O NERGA promove uma acção de formação em empreendedorismo. Dirigido a jovens empresários, potenciais empreendedores, licenciados e bacharéis, finalistas do Ensino superior, esta acção terá uma duração de 35 horas (em horário pós-laboral) e tem por objectivo proporcionar aos participantes a aquisição de novos conhecimentos que lhes permitem desenvolver e concretizar a sua ideia de negócio. Esta acção insere-se no âmbito do Programa BIINOVA. O Programa BIINOVA resulta de uma candidatura apresentada ao Programa EQUAL cujo objectivo visa promover o empreendedorismo.

Para mais informação e inscrição contactar o Departamento de Formação do NERGA.

ENCONTRO DE NEGÓCIOS AL-INVEST “FISPAL FOOD SERVICE 2006” SÃO PAULO (BRASIL) –18 E 19 DE JULHO DE 2006

No âmbito do Programa Al-Invest, financiado pelo Consórcio AL-INVEST e pela Comissão Europeia, que visa promover a cooperação empresarial das pequenas e médias empresas (PME’s) entre a Europa e a América Latina, realiza-se, nos dias 18 e 19 de Julho de 2006 o Encontro de Negócio AL-INVEST “FISPAL FOOD SERVICE 2006”.

O evento tem uma duração de dois dias e consiste na visita à feira “Fispal Food Service 2006”, seguido de reuniões bilaterais, pré-estabelecidas entre as empresas participantes, de acordo com os perfis, produtos e interesses expressos. Destas entrevistas surge sempre um grande número de oportunidades empresariais permitindo o início de uma estreita cooperação entre empresas.

O Euro Info Centre da Região Centro da CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro está a seleccionar Pequenas e Médias Empresas para o encontro de negócios empresarial AL-Invest “Fispal Food Service 2006”, dos sub-sectores de Alimentos Industrializados, Alimentos não Industrializados e Alimentos Naturais. A participação no encontro é gratuita, uma vez que a Comissão Europeia e o Consórcio AL-INVEST III apoia e financia a organização. Os gastos a cobrir pela empresa participante são os gastos da viagem e estadia.

Para mais informações contactar o Gabinete Empresa do NERGA

COOPERAÇÃO

Empresa Eslovena especializada na produção de produtos plásticos, médicos e electrónicos procura um intermediário comercial e oferece subcontratação e cooperação comercial.

Ref.ª: EIC/2006/100

Empresa Turca especializada na fabricação de alumínio, cerâmica, plástico, sistemas de perfis em PVC e materiais de construção procura empresa Portuguesa para cooperação comercial,

Ref.ª: EIC/2006/101

Empresa Tunisina de desenvolvimento de negócios procura investidor Português para criar uma unidade de recolha e tratamento de plástico na Tunísia.

Ref.ª: EIC/2006/102

Empresa Francesa especializada na produção de polímeros especiais procura empresa Portuguesa interessada em cooperação comercial, técnica ou financeira.

Ref.ª: EIC/2006/103

Empresa Húngara, fabricante de produtos de plástico e metal, procura empresa Portuguesa interessada e cooperação técnica e de produção.

Ref.ª: EIC/2006/104

Para mais informações contactar o Gabinete Empresa do NERGA

Sobre o autor

Leave a Reply