Arquivo

Inflação em 2011 subiu para 3,7%

Segundo dados revelados pelo INE, a taxa de inflação média em Portugal disparou para os 3,7% no ano passado, quando em 2010 foi de de 1,4%.

O valor da inflação em 2011, medido pelo IPC (índice de preços no consumidor), deriva de uma acentuada subida dos preços dos produtos energéticos, que aumentaram 12,7%, mais 3,2% do que no ano anterior. O aumento da taxa normal de IVA de 21% para 23% no início do ano passado, também contribuiu para a subida da inflação, assim como os aumentos nos preços dos transportes em Agosto, e do IVA sobre o gás natural e a electricidade em Outubro.

Sem a subida dos preços da energia e dos produtos alimentares não transformados (que são mais voláteis que o dos restantes bens), a inflação média anual de 2011 teria ficado pelos 2,3 pontos percentuais, face aos 0,3% de 2010. No vestuário e calçado, produtos alimentares e saúde registaram-se, porém, ligeiras quedas de preços em relação a 2010.

Comentários dos nossos leitores
antonio vasco saraiva da silva vascosil@live.com.pt
Comentário:
Meus amigos, isto tudo é superado com medidas do género da TDT, em que se obriga as pessoas a ter de pagar para verem TV. Noutro dia um homem foi encontrado morto em Figueira, estes senhores que nos governam ainda não obrigam as pessoas a andar com um GPS, ou um chip, se assim fosse isto não se dava. Talvez o Governo, na ganância de fazer levantar a inflação, obrigue os portugueses a usarem estes aparelhos e terem de gastar mais uns trocos. Não podemos esperar que com tanta medida tomada por este Governo e apoiada pelo seu amado “acabado silva” iste possa melhorar, bem pelo contrário e o pior estará para vir. Então aqui na Guarda, onde tudo fecha e as pessoas não têm trabalho, como será daqui a um ano? Quando todos sabemos que a construção está parada, os impostos são uma doença, recuperar a nossa economia com medidas destas apenas nos levam ao fundo do poço. Tenho pena que esta gente que nunca trabalhou nos empurre para esta situação, digo mais: a ter de fazer compras só em Espanha, aqui, com tanto imposto, a gente coloca umas coisas no saco e não dá para mais! Não adianta vender pastéis de Belém, pois até esses quando chegarem ao seu destino já cheiram mal!
 

Sobre o autor

Leave a Reply