Arquivo

Inês Rodrigues e Ana Tavares foram as vencedoras

Prémio EXPRESSÃO Rio Vivo

Inês Nascimento Rodrigues, aluna do 8º A e Ana Amélia da Silva Tavares, do 11º C, são as vencedoras do Prémio EXPRESSÃO Rio Vivo respetivamente nas modalidades de Fotografia e Crónica. Ambas foram contempladas com a quantia de 200 Euros. Rúben Filipe da Silva Costa, do 8º B, na Crónica e António José Evaristo Farinhas, do 8º E, na Fotografia, foram as menções honrosas, recebendo cada um 50 Euros. Os Prémios serão distribuídos ainda este ano letivo ou no início do próximo ano. O juri foi constituído por José Manuel Monteiro e Paula Cristina Ferreira, professores da escola e Ana Margarida Cardoso, da Associação de Pais.

O texto vencedor, de Ana Tavares, é um desabafo na 1ª pessoa do Planeta Terra, intoxicado e em estado de agonia progressivo. O conjunto de fotografias vencedor, de Inês Rodrigues, chama a atenção para a beleza dos pormenores do nosso mundo e para a necessidade de prestarmos atenção a questões como a energia e o ambiente.

Relembre-se que o Prémio EXPRESSÃO Rio Vivo substitui o Prémio Riacho, pretendendo, na sua senda, desenvolver dois géneros jornalísticos como a crónica e a fotografia, levando também os jovens a refletir sobre a sustentabilidade do nosso mundo. É uma parceria da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, através do Clube EXPRESSÃO e da Associação Rio Vivo, esta dirigida por um ex-aluno do Liceu da Guarda, Luís Teixeira Queirós. Entretanto disponibilizamos também na edição Internet a Declaração de Princípios da Associação Rio Vivo, um documento muito interessante a que este jornal há de voltar.

Sobre o autor

Leave a Reply