Arquivo

Inês Monteiro falha Europeus

Atleta da Guarda foi operada ao joelho direito e a recuperação «nunca será inferior a dois meses»

Inês Monteiro foi operada ao joelho direito na passada sexta-feira e, por isso, não vai participar nos Europeus de Barcelona, que se realizam a partir de dia 27, e para os quais já tinha garantido mínimos.

Recorde-se que a atleta da Guarda falhara a presença no Europeu de Selecções, no mês passado, devido ao mesmo problema, mas iniciara, depois, um estágio em altitude na esperança de poder preparar-se para os 10 mil metros de Barcelona. Em declarações ao jornal “A Bola”, o treinador de Inês Monteiro revelou que o cirurgião considerou não haver «outra opção e essa é também a opinião do departamento médico da Federação. A inflamação no tendão rotuliano evoluiu negativamente e de tal forma que já não permitia treinar e estava a causar dores semelhantes no outro joelho». Pedro Martins salientou que «a Inês não conseguiria fazer uma preparação digna para lutar por uma boa classificação nos Europeus. Por isso acelerámos o processo. Não valia a pena adiar, até para que recupere o mais rapidamente possível e possa voltar em condições na próxima época».

A recuperação estimada «nunca será inferior a dois meses», disse, esperando que a atleta já esteja a treinar «no final de Setembro ou início de Outubro». Inês Monteiro tinha mínimos nos 10 mil metros, marca que confirmou ao ganhar a Taça da Europa no início de Junho, com 31m13s58’. Trata-se da melhor marca europeia deste ano, o que lhe deu a nomeação para Atleta do Mês de Junho da Associação Europeia de Atletismo.

Sobre o autor

Leave a Reply