Arquivo

Inaugurado investimento de 5,5 milhões na Sodecia

Nova linha vai produzir peças exclusivas para a Mercedes até 2021 e poderá criar até 84 novos postos de trabalho no parque industrial da Guarda

Foi inaugurada na segunda-feira a nova linha de produção da Sodecia, que representa um investimento de cerca de 5,5 milhões de euros. Até 2021, a fábrica de componentes automóveis instalada no parque industrial da Guarda vai produzir em exclusivo peças para as caixas de velocidade da Daimler-Mercedes. Até agora já foram criados 54 postos de trabalho, mas o projeto poderá originar até 84 novos empregos.

Atualmente, a nova linha de produção FDCT (Front-Dual-Clutch-Transmission) da Daimler fabrica 150 mil peças por ano e a meta da Sodecia da Guarda é produzir o dobro. «Este projeto é um grande desafio para a Sodecia e para esta unidade, que mostra que aqui somos tão competitivos e competentes como em qualquer outra parte do globo», afirmou o diretor da fábrica, André Ferreira, lembrando que este produto foi desenvolvido em parceria com o construtor alemão. Presente na cerimónia, o administrador da Sodecia SGPS Francis Monteiro sublinhou, por sua vez, que este contrato significa «o renascer para esta unidade», tendo aproveitado a ocasião para elogiar o empenho dos trabalhadores ao longo destes anos. Já para o presidente da Câmara este investimento da empresa de componentes e a criação de postos de trabalho «é fantástico para a Guarda, e também para o país».

No seu discurso, Álvaro Amaro acrescentou que é com iniciativas como esta que «demonstramos ao país que na Guarda há gente laboriosa e empresários que trabalham e que acreditam que, sendo do interior, somos tão bons como os melhores». Já o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional declarou que o «sucesso da Sodecia é o resultado da internacionalização e da ciência» e, para Miguel Poiares Maduro, «é deste tipo de empresas que precisamos para vencer o grande desafio da competitividade». Nesse sentido, o governante voltou a dizer que «grande parcela» dos próximos fundos comunitários vai ser para o apoio às empresas e também que os investimentos empresariais no interior vão ser valorizados com taxas de comparticipação superiores. «Por alguma razão estes fundos se chamam de coesão», justificou Poaires Maduro.

Atualmente com 130 trabalhadores, a Sodecia labora na Guarda desde 1988 e produz componentes para a industrial automóvel ao nível da suspensão, depósito de combustível, caixas de velocidade e carroçarias, entre outros. Segundo André Ferreira, esta unidade «é um exemplo no grupo em termos de qualidade e de entregas ao cliente», que são a Renault, a Visteon e a Mercedes. Cerca de 80 por cento da produção da fábrica guardense vai para exportação. A Sodecia é um grupo industrial fundado por Carlos Monteiro que opera a nível mundial e é um fornecedor “full service” de componentes automóveis para os principais construtores, estando presente na Europa, América do Sul, América do Norte e Ásia, tendo ao todo 32 unidades a nível mundial.

Luis Martins Foto de “família” marcou inauguração da linha de produção FDCT na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply