Arquivo

Inaugurado Centro de Interpretação da Serra da Estrela

Equipamento está aberto ao público, em Seia, desde Março de 2007

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, inaugurou, no sábado, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em Seia. Aberto ao público em Março de 2007, o equipamento destina-se a promover o conhecimento do património natural e cultural da Serra.

O CISE foi projectado pelo arquitecto Almeida Santos e custou mais de 3,7 milhões de euros, albergando um centro de documentação, uma sala de sistemas de informação geográfica, laboratórios de geologia, arqueologia, fauna e flora e um banco de sementes. Além disso, os visitantes têm à sua espera uma exposição permanente sobre a Serra da Estrela, apresentada de forma didáctica e lúdica, sendo até possível fazer uma viagem virtual pela região. Foi idealizado em 2004, com «a missão de reunir e divulgar conhecimentos sobre os processos naturais, sociais e económicos que condicionam a vida nesta montanha», recordou Eduardo Brito.

Localizado na Quinta do Carvalhal, próximo do centro da cidade, o CISE possibilita a compreensão do espaço natural que caracteriza toda a região serrana, já que uma das suas componentes mais importantes, a par da educação ambiental, tem a ver com o apoio à investigação científica.

No seu parque encontram-se cem espécies de arbustos e árvores autóctones da Estrela (medronheiro, azevinho, carvalhos e teixo), bem como exemplares das florestas euro-asiáticas e norte-americanas (tsuga e abetos) e das regiões subtropicais dos vários continentes (cedros, ciprestes e eucaliptos).

Sobre o autor

Leave a Reply