Arquivo

Inatel promove teatro no distrito

Oito grupos apresentam treze espectáculos na edição deste ano do ciclo “Teatro de Outono”

Está de regresso o tradicional ciclo “Teatro de Outono” às salas do distrito da Guarda. Promovido pela delegação distrital da Fundação Inatel, a mostra começa no sábado à noite e vai prolongar-se até Dezembro. O cartaz inclui seis grupos da região e dois convidados vindos de Ansião (Leiria) e Castelo Branco. Estão programados treze espectáculos em Manteigas, Pinhel, Sabugal, Fornos de Algodres e Celorico da Beira.

No sábado, cabe ao Aquilo Teatro (Guarda) abrir este ciclo, apresentando “Histórias em Papelão” no Cine-Teatro S. Luís, em Pinhel. No dia 18 sobe ao palco do Centro Cultural de Celorico da Beira a peça “Carta de Amor”, pelo Senna em Palco (Seia), enquanto o Teatro Olimpo (Ansião) encena “O País dos Decretos” no auditório municipal do Sabugal. O “Teatro de Outono” regressa a 15 de Novembro com “A Birra do Morto” (Grup’Arte – Aguiar da Beira), no Cine-Teatro S. Luís (Pinhel), e “Casas de Penhores” (Vaatão), no auditório Centro Cívico de Manteigas. Sete dias depois o grupo albicastrense repete o espectáculo no Centro Cultural de Celorico da Beira, já o Aquilo vai a Manteigas encenar “Histórias em Papelão”. Para 29 de Novembro estão agendados três espectáculos. O Senna em Palco actua no auditório do Centro Cívico da vila serrana com a peça “Carta de Amor”, o Grup’Art leva “A Birra do Morto” ao auditório municipal do Sabugal e o Vaatão representa “Casa de Penhores” no Cine-Teatro S. Luís (Pinhel).

Em Dezembro acontecem mais três sessões deste ciclo. A primeira realiza-se no dia 6, no auditório da Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres, onde o Teatro do Imaginário (Manigoto, Pinhel) apresenta “Tão Longe” e o “Presépio Mambembe”. A 13 de Dezembro o Senna em Palco estará no Cine-Teatro S. Luís (Pinhel) com “Carta de Amor”, já no dia 20 o Teatro do Imaginário sobe ao palco do Centro Cultural de Celorico da Beira para interpretar “Tão Longe” e o “Presépio Mambembe”. A Fundação Inatel salienta que a programação do “Teatro de Outono” «continua em aberto, pelo que poderá haver mais espectáculos ao longo do trimestre». De resto, como em edições anteriores, a promotora pretende com este ciclo fazer circular os grupos de teatro do distrito por várias localidades, «incentivando o gosto pelo espectáculo teatral e encorajando a actividade dos pequenos grupos locais», refere em comunicado. A actividade é organizada em parceria com as autarquias envolvidas, que repartem os custos envolvidos.

Sobre o autor

Leave a Reply