Arquivo

Inatel entregou apoios na Guarda

Alarcão Troni considera apoios «uma ajuda fundamental» para as associações

O Inatel entregou, no último domingo, 250 mil euros em instrumentos, equipamentos de som e apoios financeiros às colectividades do Centro-Norte do país. A cerimónia reuniu no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda 500 Centros de Cultura e Desporto (CCD) dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

A iniciativa é anual e tem como objectivo «apoiar e incentivar os CCD de todo o país, cerca de 4.300, para estimular o seu trabalho», refere José Alarcão Troni. O presidente do Inatel considerou que os Planos Nacionais de Apoio são «uma ajuda fundamental» para estas associações que se dedicam à etnografia, música e teatro amador. A iniciativa contemplou 20 colectividades do distrito da Guarda e 27 de Castelo Branco. Na área do teatro a Associação Raiz de Trinta (Guarda) recebeu um sistema de som, enquanto na etnografia (instrumentos e verbas para aquisição de trajes e calçado tradicional) foram contemplados os ranchos da Casa Povo de Nespereira, Vinhó, Gouveia, Vila Nova de Tázem, Seia, Centro Sociocultural da Coriscada, Associação Cultural e Juvenil da Ribeirinha (Reboleiro). Outros grupos apoiados do distrito da Guarda nesta categoria foram o Centro Cultural de Famalicão, Clube Desportivo Estrelas de Pinhel e a Associação Popular de S. Martinho. Em Castelo Branco o Inatel seleccionou os ranchos de Vales do Rio, Monsanto, “Os Camponeses do Ferro”, Barco, Boidobra, Silvares, Unhais da Serra e da Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro. Mas também a Liga dos Amigos de Enxames, Grande Roda – Associação Cultural, Desportiva e Actividades de Lazer, Grupo Típico “O Cancioneiro de Castelo Branco”, ARCA – Escola de Música Associação Recreativa Cultural de Alcains, Orquestra Típica Albicastrense, Grupo de Danças e Cantares do Paul, Liga dos Amigos de Alpedrinha, a Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto e o Grupo Maltez Desportivo de Mosteiro.

No âmbito da música amadora foram entregues instrumentos ao Centro Cultural de Famalicão, Associação Juvenil Os Bazófias, Grupo Coral Pedras Vivas, Sociedade Musical Gouveense, Orquestra Juvenil da Serra da Estrela, Associação Banda Filarmónica de Vila Nova de Tázem, Sociedade Recreativa Musical Loriguense, Associação Musical Juvenil de Tourais e Filarmónica 1.º de Janeiro de Carragosela. No distrito de Castelo Branco foram apoiadas a Banda Recreativa Musical de Casegas, a Sociedade Recreativa Musical Oleirense, Filarmónica Perovisense, Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense, Filarmónica Recreativa Cortense, Filarmónica União Sertaginense, Banda Filarmónica do Paul, Filarmónica Recreativa Eradense, Filarmónica Retaxense e Associação Cultural e Recreativa “As Palmeiras”. Realizados desde 2002, os Planos Nacionais de Apoio constituem um investimento que, até à data, ronda o valor global de 1,8 milhões de euros distribuídos por cerca de 2.500 CCD’s.

Sobre o autor

Leave a Reply