O IN Guarda Retail Park abre hoje ao público. Em construção junto à rotunda dos Galegos, na Viceg, desde finais de 2007, o empreendimento, promovido pelo BANIF e pelo grupo Zona Privada, está orçado em 15 milhões de euros.
Nesta primeira fase apenas estão disponíveis três lojas-âncora – AKI (bricolage e decoração), com 3.700 metros quadrados, Decathlon (artigos de desporto), com 2.400 metros quadrados, e Centroxogo (brinquedos), que ocupará 500 metros quadrados. No total, o IN Guarda terá 12 mil metros quadrados de área comercial e 700 lugares de estacionamento gratuitos. Para Miguel Lopes, trata-se de uma «oferta comercial que não existia na Guarda». Para o responsável comercial da Nordasset, empresa à qual compete a comercialização do retail park, «estes espaços podem constituir mais-valias na captação de potenciais clientes fora da Guarda», tratando-se de «lojas bastante atractivas, de cadeias nacionais, com áreas que esperamos que atraiam cerca de 800 mil visitantes por ano», assegura. Neste espaço comercial, os responsáveis esperam criar 300 novos postos de trabalho directos.
Numa segunda fase, a 26 de Junho, abrem a W52 (vestuário), a Rucoline (calçado), dois restaurantes geridos por guardenses e um hipermercado, cuja sigla continua no segredo dos deuses. Dos restantes espaços, uma loja está praticamente garantida, estando a exploração das restantes três em aberto. Sem adiantar dados concretos, Miguel Lopes refere que em Junho será lançado «um plano de marketing inovador, que pode permitir novas abordagens e novas oportunidades», numa cerimónia que conta com a actuação do cantor Mickael Carreira. O projecto, que começou a ser pensado há dois anos, faz parte de uma estratégia que inclui outros “retail park” em Guimarães (já em funcionamento), Ermesinde, Bragança e Covilhã.