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IN Guarda Retail Park abre em Maio

Novo espaço comercial vai ter 10 lojas, quase todas de média e grande dimensão, e espera atrair 800 mil visitantes no primeiro ano de funcionamento

O IN Guarda Retail Park vai abrir portas na segunda quinzena de Maio. O empreendimento, promovido pelo BANIF e pelo grupo Grande Solar, está em construção junto “a rotunda dos Galegos, na Viceg, desde o final de 2007 pela CIVILRIA. Trata-se um espaço de comércio a retalho orçado em 15 milhões de euros.

Segundo os promotores, já está comercializado a 90 por cento e vai disponibilizar 10 lojas, sete das quais de pequena e média dimensão. As restantes, mais pequenas, serão «entregues ao comércio tradicional da Guarda», revela Miguel Lopes, responsável comercial da Nordasset, empresa “a qual compete a comercialização do retail park. Já confirmadas estão três lojas-âncora – AKI (bricolage e decoração), Decathlon (artigos de desporto) e Centroxogo (brinquedos), cada uma com cerca de mil metros quadrados. A estas marcas juntam-se a W52 (vestuário), um hipermercado e outros três estabelecimentos na área do calçado, electrodomésticos e utilidades-lar. No total, o IN Guarda terá 12 mil metros quadrados de área comercial e 700 lugares de estacionamento gratuitos. O projecto começou a ser pensado «há dois anos» e, segundo aquele responsável, faz parte de uma estratégia que inclui outros retail em Guimarães (já em funcionamento), Ermesinde, Bragança e Covilhã.

Na Guarda, Miguel Lopes acredita que o projecto pode vingar «porque não existe outro com as mesmas características no que diz respeito ao tipo de empreendimento e às marcas disponibilizadas», justifica. É certo que em 2007 ainda não havia o centro comercial Vivaci, mas a potencial concorrência não preocupa os promotores do IN Guarda. «Estamos num segmento completamente diferente. A aposta vai de encontro a lojas de média e grande dimensão que podem gerar outra atractividade. Os centros comerciais precisam de mais lojas, e mais pequenas, para serem rentáveis», refere, acrescentando que a Guarda passará a contar com marcas que ainda não existem na região. «Será um espaço comercial de índole regional e não apenas destinado ao concelho», adianta. Nesse sentido, abrangera uma área de influência de 110 mil habitantes, embora os promotores acreditem que é possível ir mais longe, «por causa da proximidade com Espanha».

A localização também foi criteriosamente escolhida. «Junto à Viceg, é um local de fácil acesso à Guarda, com boa visibilidade e perto da A25», justifica. Factores que, conjugados, devem permitir atrair 800 mil visitantes logo no primeiro ano de funcionamento, espera Miguel Lopes. Para já, as obras estão a decorrer dentro dos prazos previstos. «A estrutura está praticamente concluída, falta fazer as acessibilidades, o estacionamento e passarmos à fase dos acabamentos», indica, prometendo que a abertura do retail park será «um grande evento».

300 postos de trabalho directos

O IN Guarda Retail Park vai criar 300 novos postos de trabalho directos. «As lojas vão funcionar das 10 da manhã às 10 da noite, o que obriga a um reforço de colaboradores», refere Miguel Lopes. Os promotores até já estão a aceitar candidaturas, através do email geral@nordasset.com, endereço para onde os interessados devem enviar o respectivo currículo.

Rosa Ramos

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