Arquivo

Imago regressa em Outubro ao Fundão

Festival Internacional de Cinema Jovem aposta na diversidade

O IMAGO – Festival Internacional de Cinema Jovem decorre no Fundão entre 1 e 8 de Outubro com um cartaz repleto de novidades. Para a edição deste ano estão reservadas três competições – “Oficial Internacional”, “Docs in Shorts” e “Under 25” – com um total de 69 filmes a concurso, seleccionados entre as 1.007 inscrições recebidas, provenientes de 61 países. A organização destaca sobretudo as inscrições oriundas de países de Leste, como a Polónia, Hungria e República Checa, e de alguns países que participam pela primeira vez, caso de Singapura, Afeganistão e Geórgia. No entanto, o maior número de inscrições vêm da Alemanha, França, Inglaterra e Espanha, com destaque também para os 59 filmes de produção nacional.

O Pavilhão Multiusos, o Casino Fundanense, a Biblioteca Municipal e o English Club voltam a ser os espaços do IMAGO 2005, que conta com mais de 10 mil euros em prémios a atribuir pelos júris internacionais. Além destes, o festival estreia um galardão atribuído pelo júri “2”, o “Onda Curta” que consiste na aquisição de direitos de exibição dos filmes vencedores para o programa “Onda Curta”, de João Garção Borges, exibido na 2 da RTP. Outro destaque é a vinda do realizador espanhol Jess Franco, que vai integrar o júri da competição internacional e apresentar um programa especial feito de três filmes escolhidos por si: “Drácula Contra Frankenstein” (1972) – filmado em grande parte em Portugal (Sintra, Cascais, São Pedro), “Necronomicon” (1968) e “Snakewoman” (2005), uma ante-estreia mundial, já que a apresentação oficial decorre apenas em Novembro na Cinemateca Francesa, em Paris. Numa das mais emblemáticas secções do festival – “Prospectiva” – destaca-se este ano o trabalho do holandês Rosto, artista multidisciplinar, cuja maior obra é “Mind My Gap Trilogy”, em estreia nacional no IMAGO, e que inclui “Jona/Tomberry”, curta-metragem seleccionada para o último festival de Cannes.

Este momento incluirá filmes, vídeos, instalações, apresentações “web” interactivas e a Master Class “Mixed Media – Novas Fronteiras da Imagem”. Paralelamente decorrerá a exposição “The World of Mind My Gap”. Já a secção “Early Years” é dedicada ao realizador co-fundador dos Monty Phyton, assinalando também as duas décadas da obra-prima de Terry Gilliam “Brazil”. O programa integra a projecção de “Monty Phyton and The Holy Graal”, “Jabberwocky”, “Time Bandits” e algumas curtas-metragens. O IMAGO junta-se ainda às comemorações dos 400 anos de D. Quixote de la Mancha, de Cervantes, e apresenta um programa inteiramente dedicado a diferentes abordagens desta grande obra da literatura mundial. Já no “Europe in Shorts” – Filmes Experimentais, elaborada em conjunto com a Coordenação Europeia de Festivais de Cinema, rede a que pertence o IMAGO, poderá ver-se o que de melhor tem sido feito a nível europeu no género experimental. Quanto ao Programa Escolas, o projecto ganha este ano uma nova dimensão, pois vai apresentar, pela primeira vez, filmes de animação feitos por crianças. Esta secção pode vir a ser competitiva em 2007, caso haja condições para tal, refere a organização, adiantando que este ano foram seleccionadas 10 curtas de animação europeias que serão vistas pelos alunos de todas as escolas de primeiro ciclo do concelho.

“Under 25” em estreia

O “Open Space”, instalado no Pavilhão Multiusos, é o espaço privilegiado para assistir à nova competição do IMAGO. A secção “Under 25” é dedicada a todos os géneros em formato vídeo, realizados por pessoas com menos de 25 anos e orçamentos que não ultrapassem os 25 mil euros. Há 22 curtas-metragens em competição por um prémio nacional e outro internacional, no valor de mil euros cada. A editora de Manchester, fundada por Andy Votel e Damon Cough, está igualmente em destaque através de vídeo-clips de Misty Dixon, Jukes e Rebelski, entre outros. O público português vai poder ainda ver pela primeira vez o documentário “One Plus One Is One”, feito durante as gravações do último disco de Badly Drawn Boy. De Andy Voltel haverá também uma exposição de Sleeve-Art com 20 das 70 obras feitas para lançamentos discográficos da Twisted Nerve e ainda a instalação que deu origem à capa do aclamado álbum de estreia de Badly Drawn Boy, “The Hour of Bewilderbeast”, vencedor do Mercury Prize de 2000. A secção que o Festival Sónar (Barcelona) dedica anualmente ao cinema participa pelo segundo ano consecutivo no IMAGO, com “Unseen Forces”, do colectivo Sagan, e “Stones Throw 101”. Também pelo segundo ano consecutivo, o “Heineken Open Space” mostra alguns dos melhores telediscos de bandas nacionais realizados em 2005.

Música em peso

A música é cada vez mais uma componente de peso na programação do IMAGO. Assim, destaque no dia 1 para o primeiro concerto em Portugal de Erlend Oye a solo e para Kubik (alter-ego electrónico de Victor Afonso), que actuará com a Orquestra de Percussão da Associação Cultural da Beira Interior e o Coro Misto da Covilhã, dirigidos pelo maestro Luís Cipriano. No dia 4 é a vez dos Norton, de Castelo Branco, e dos Dezperados (Lux/PT) subirem ao palco, enquanto no dia 6 tocam o turco Namosh e Alex “From Chicks on Speed DJ”. No dia seguinte, destaque para “Twisted Nerve Showcase”, da editora de Andy Votel e Badly Drawn Boy, para o projecto “Toolshed”, de Graham Massey, para “Sirconical”, projecto liderado por Gareth Mallinson, e ainda para “Andy Votel & Cherrystones Dj Set”. No último dia, o festival encerra com o canadiano Kid Koala, que apresenta “The Sort Attention Span Audio Theatre”.

Sobre o autor

Leave a Reply