Arquivo

IMAGO começa sábado

Factor Activo e Coro e Orquestra da ACBI vão musicar ao vivo dois filmes de animação de “Félix The Cat”

A tela do Imago – Festival Internacional de Cinema Jovem vai descer, sábado à noite, ao som da banda de hip-hop covilhanense Factor Activo, que se junta ao maestro Luís Cipriano e à Orquestra e Coro da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) para musicar ao vivo dois pequenos filmes de animação de “Félix The Cat”.

O lendário gato criado em 1919 por Pat Sullivan, Otto Messmer e John King vai estar em destaque nas películas “Félix the Cat in Hollywood” (1923) e “Félix the Cat – Candy Town” (1931), dando o mote para o tema da sétima edição do festival dedicado este ano à banda desenhada. Nesse sentido, serão ainda exibidas nessa noite duas curtas-metragens integradas no programa especial “Da Nona à Sétima Arte – Para lá dos Super-Heróis”. Trata-se de “Urbicande”, da francesa Simone Bucher, a partir da BD “La Fiévre d’Urbicande”, de François Schuiten e Benoit Peeters; e de “Sonnet No.138”, do britânico Dave Mckean, um dos maiores criadores de BD contemporâneos, que estará presente no IMAGO para mostrar alguns dos seus trabalhos. O jovem realizador belga Nicolas Provost, evocado na secção “Prospectiva”, poderá também ser visualizado na sessão de abertura com o filme “Oh Dear”, bem como um dos trabalhos do colectivo sueco ATMO.

Uma projecção complementada, à meia-noite, no “Sound & Vision Experience” com a actuação dos suecos “El Perro del Mar”. A sessão de abertura será repetida às 23 horas devido à limitação de lugares no auditório da Moagem, visto que a sessão das 21h30 está reservada às entidades oficiais, patrocinadores do evento e convidados. Durante a tarde, o público poderá assistir à exibição do filme “Play Misty For Me”, de Clint Eastwood (15 horas), e seis curtas-metragens de Simone Bucher, Mathieu Kassovitz, Sofia Teixeira-Gomes, entre outros. O “Heineken Open Space” estará também a funcionar desde as 14h30 e, aqui, o público poderá escutar a banda sonora “Decasia”, de Bill Morrinson, ou ver o documentário musical “Stop Making Sense”, realizado por Jonathan Demme para os Talking Heads em 1984. Muitos filmes e música vão preencher o programa do IMAGO até 8 de Outubro, que terá 62 filmes em competição (32 na “Oficial Internacional”, 14 na “Docs in Shorts” e 16 na “Under 25”).

Sobre o autor

Leave a Reply