Arquivo

IIIª Divisão Nacional com os dias contados

Campeões distritais vão ascender directamente à IIª Divisão no próximo ano

O novo modelo dos quadros competitivos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a aplicar em 2010/11, aprovado na generalidade, no último sábado, [312 votos a favor, 123 contra e 60 abstenções ], em Assembleia Geral, prevê a extinção da actual IIIª Divisão Nacional.

A proposta inicial defendia a criação de uma “III Divisão Pró-Nacional” – disputada em duas fases, uma de âmbito regional e outra nacional. Contudo, a Associação de Futebol do Algarve apresentou como alternativa – aprovada – que os campeões distritais subissem directamente à IIª Divisão. O novo modelo propõe ainda que este escalão seja disputado por 48 clubes, divididos em três séries de 16 equipas [a duas voltas], cujos vencedores disputarão uma fase final, subindo os dois melhores. Carlos Coutada, presidente da AF Braga, abandonou a reunião por discordar da proposta aprovada: «Vai levar à extinção de muitos clubes», afirmou. Foram ainda aprovados novos formatos para os juniores A, B e femininos.

Assim, o campeonato de juniores A será disputado por 24 equipas, divididas em duas séries, prevendo-se um “play-off” de oito equipas. Descem oito, após um minicampeonato. Os juniores B terão duas séries de 16 equipas cada, acabando a II Divisão neste escalão. Está ainda prevista, neste escalão, a criação de uma Taça Nacional a disputar por 24 equipas, divididas em seis séries. Já o campeonato feminino terá uma Iª Divisão, com 10 equipas, e IIª Divisão com 18 clubes, repartidos por três zonas.

Sobre o autor

Leave a Reply