Arquivo

I Feira Medieval do Artesão em Belmonte

Aldeia Histórica vai recriar uma viagem ao passado através do bulício dos mercados, ementas medievais e o assalto ao castelo

Este fim-de-semana Belmonte vai vestir os trajes medievais e recriar uma viagem ao passado com o bulício dos mercados populares. A I Feira Medieval do Artesão é o mote de uma festa que conta com a presença de dezenas de artesãos de todo o país com as mais diversas actividades e novidades da época. A Feira será a primeira actividade organizada pela Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento do concelho e decorrerá junto ao Castelo de Belmonte.

«A vila tem excelentes condições para a recriação da história medieval e o cenário em redor do castelo é o ideal», disse Vítor Teixeira, administrador delegado da Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento. A feira abre ao público no sábado, às 10 horas, e a partir das 17 horas arrancam as actividades de animação medieval, pela companhia de teatro Viv’Arte. O grupo de teatro conimbricence vai recriar uma viagem ao passado com o bulício dos mercados populares, «onde não faltará o imponente assalto ao castelo», com cerca de 80 figurantes, destaca Vítor Teixeira. Haverá ainda outras recriações, como o Auto da Alma ou Lendas de Belmonte, enquanto outros grupos de animação de rua irão dar música e vida ao castelo. Os visitantes poderão também regressar ao século XVII trajando a rigor as vestes da época disponíveis no recinto da feira. A adesão dos artesãos é que foi uma surpresa para a organização, pois «superou as expectativas», refere o administrador delegado da empresa municipal.

Houve cerca de meia centena de pedidos de todo o país, mas «não tínhamos capacidade para acolher tantos produtores», lamenta Vítor Teixeira, por isso só deverão estar presentes três dezenas de artesãos oriundos de todo o país. Nesta primeira edição poderá ser encontrado todo o tipo de artesanato, com ferreiros e cesteiros a trabalhar ao vivo, e outros produtos, como mel, bijutarias, miniaturas, venda de licores, móveis, entre muitos outros. Mas para que esta viagem histórica seja completa, também a ementa remonta ao passado, onde o porco assado no espeto é acompanhado pelo vinho ou sangria. Até porque a alimentação à época será um dos atractivos do evento. Por fim, o administrador acredita que esta «é a primeira actividade de muitas».

Sobre o autor

Leave a Reply