Arquivo

Hugo Basaúla vence em Fernão Joanes e relança Nacional

Motocrosse

Muito público acorreu no fim-de-semana ao Crossódromo das Lajes, em Fernão Joanes (Guarda), para assistir a uma prova do Europeu de motocross 65 e 85cc e também à penúltima etapa do Nacional nas suas classes maiores.

Com 1.595 metros de perímetro, a pista proporcionou intensos duelos entre os pequenos pilotos do campeonato europeu e marcou o regresso de Hugo Basaúla às vitórias. Com este resultado, a luta pelo campeonato português está relançada. Mas vamos por partes. Fernão Joanes acolheu a terceira ronda do Europeu, pelo que todos os principais interessados no título compareceram nas Lajes. Nas 65cc ganhou o espanhol António Gallego (Husqvarna), vencedor das duas mangas, que assumiu o comando do campeonato por troca com o ausente Ferruccio Zanchi. Nas 85cc a vitória foi para o britânico Eddie Jay Wade (Husqvarna). No Nacional de juniores, Bruno Charrua (Yamaha) venceu pela quinta vez este ano e é um dos candidatos ao título. Na prova das 2 Tempos ganhou Renato Silva (TM) e nas MX2 venceu Diogo Graça (Honda), que entra na corrida pelo título.

Na classe maior, Hugo Basaúla (Kawasaki) regressou às vitórias em MX1 naquela que foi a sétima visita do campeonato a Fernão Joanes e recuperou alguns pontos para Luis Correia (Suzuki), líder do nacional que terminou em terceiro. Já na Elite o piloto da Kawasaki repetiu o primeiro lugar, com o adversário da Suzuki a fazer segundo e manter Basaúla a um ponto de distância do título. Tudo ficará decidido a 11 de junho, em Vieira do Minho, a derradeira prova do Nacional. A competição foi organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes – que está a comemorar 25 anos de atividade –, com o apoio da autarquia.

Sobre o autor

Leave a Reply