Arquivo

Hotspots para Deus

– Ele é um hotspot para Deus! – Saiu-se um dos meus sobrinhos.

(…)

– Não sabes o que é um hotspot, uma zona wi-fi, um router? (…) Nunca viste nos centros comerciais, nas universidades? Tu chegas lá e está indicado “zona wi-fi” ou “hotspot” de tal empresa e basicamente podes ligar-te à net grátis com o teu computador, telemóvel,….

(…) Existem pessoas que nos ligam automática e insensivelmente a Deus: o Papa, um pároco, uma avó, um/a catequista, um/a amigo/a e talvez não precisamente por essa ordem. Não é que não tenham defeitos, sejam um modelo de virtudes ou passem a vida a pregar. Não. São pessoas em quem nós reconhecemos que têm experiência de como é Deus e que desejam que também nós O procuremos e encontremos.

(…) Os santos estão assinalados como hotspots com sinal potente e contínuo. Porquê? Porque estão ao rubro na arte de amar e são reconhecidos por isso. (…) Mas para todos nós, está nas nossas mãos ser hotspots para Deus: basta ligarmo-nos a esse “Fogo que arde sem se ver” de que falava Camões. Entrar na rede. Quem se encanta, fica encantador. E começa logo a emitir esse sinal imitando aquilo que viu e ouviu.

No dia de Todos os Santos, lembremo-nos afinal de todos esses hotspots. (…) Vale a pena saber onde estão, reconhecê-los, aproveitar a acessibilidade que nos proporcionam e a sua ajuda e exemplo para nos tornarmos também nós hotspots para Deus.

Maria Amélia Freitas, V. N. Famalicão, carta recebida por email

Sobre o autor

Leave a Reply