Arquivo

Hospitais da região entre o básico e a excelência na avaliação do SINAS

Os hospitais da Cova da Beira atingem o nível de excelência (nível III) na segurança e focalização dos utentes, bem como nas instalações, segundo dados do SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde), desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e divulgado na semana passada. Já a unidade hospitalar da Guarda é distinguida nos serviços de ginecologia e a de Seia na cirurgia.

Quanto à segurança dos doentes, o Hospital Sousa Martins é classificado como intermédio (nível II) e o Nª Senhora da Assunção como base (nível I), sendo que atinge o nível seguinte na focalização dos mesmos. Já em relação à adequação e conforto das instalações, ambas as unidades da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda são classificadas como básicas, último nível de qualidade. O Sousa Martins é um dos nove hospitais distinguidos com classificação superior em ginecologia, de um total de 36 analisados. A mesma unidade é notada como intermédia nos serviços cirurgia, obstetrícia, ortopedia e pediatria. O hospital senense apenas é avaliado na área da cirurgia, onde obtém a classificação mais alta, juntamente com sete hospitais nacionais.

Por sua vez, o Hospital Pêro da Covilhã integra o segundo nível nas áreas da ginecologia, pediatria, neurologia e obstetrícia, sendo nas duas últimas avaliado de forma incompleta, uma vez que não há dados do último ciclo. Já na ortopedia e cardiologia (incompleta) é classificado como base. Em termos de excelência clínica, a apreciação tem em atenção as áreas de neurologia, cirurgia, cardiologia, ginecologia, obstetrícia, ortopedia e pediatria. Não estão disponíveis avaliações do Hospital do Fundão nesta dimensão.

Hospitais da região entre o básico e a
        excelência na avaliação do SINAS

Sobre o autor

Leave a Reply