A Universidade da Beira Interior (UBI) em conjunto com a Casa da Cultura organizam, hoje, pelas 12 horas, na igreja da Miuzela, concelho de Almeida, uma homenagem a José Pinto Peixoto, que pretende assinalar a passagem do 10º aniversário da sua morte.
À homenagem associam-se várias entidades, nomeadamente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Embaixada dos estados unidos em Portugal, a Academia das Ciências de Lisboa, as universidades Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro, Instituto de Meteorologia, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e Instituto Geofísico. Ainda nesse âmbito irá ser entregue, amanhã, na Miuzela, o Prémio Nacional Professor José Pinto Peixoto, atribuído a Ana Catarina Pinto Gomes. A aluna da Escola Secundária de Coelho e Castro, em Fiães (Santa Maria da Feira), que terminou o 12º ano no ano lectivo transacto com a classificação de 20 valores, obtendo a mesma média no acesso ao ensino superior. A vencedora irá receber o prémio pecuniário de mil euros, durante a cerimónia que assinala aniversário da morte do cientista, patrono da iniciativa e da Associação Casa da Cultura da Miuzela.
José Pinto Peixoto nasceu, em 1922, na aldeia de Miuzela, tendo falecido em 1996 na cidade de Lisboa. Mais tarde fundou, em 1946, o Serviço Meteorológico Nacional, tendo-se notabilizado, a nível internacional, em áreas como as ciências da atmosfera, teorias do clima, hidrologia e termodinâmica. A sua actividade académica ficou ainda marcada pela contribuição que deu à Universidade Nova de Lisboa, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro e UBI, tendo sido também colaborador e docente universitário, do Departamento de Meteorologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (M.I.T.).