Arquivo

Histórias de vida e da vila

“Ciclo de Conversas Com…” no Clube Trancosense prossegue sábado com José Neves

Maria Helena Rato foi a primeira convidada do “Ciclo de Conversas Com…”, uma iniciativa promovida pela empresa municipal Trancoso Eventos, cujo objectivo é «exercitar» o prazer da conversa e homenagear algumas personalidades marcantes da vila no campo das artes, ensino e cultura. No último sábado, várias gerações de antigos alunos da professora de música reencontraram-se no Clube Trancosense para recordar a sua dedicação e alguns deles até demonstraram que ainda não esqueceram o que aprenderam protagonizando um pequeno recital. E assim fez-se história de vidas e da vila. O próximo convidado é o actor José Neves.

Da responsabilidade da Trancoso Eventos, estas tertúlias são organizadas por Marina Afonso e Emília Tracana, docentes da Escola Profissional de Trancoso, e pretendem «reconhecer e valorizar as experiências dos convidados, aos quais não tem sido dado, muitas das vezes, o devido valor no seio da comunidade», explica Marina Afonso. Mas a homenagem não se fixa por aqui, uma vez que estas sessões poderão vir dar origem a pequenas monografias que «contextualizem a vila ao longo dos anos através dos testemunhos das pessoas», adianta. Uma tarefa que teve o seu primeiro capítulo no último sábado com Maria Helena Rato, natural da Covilhã, mas radicada em Trancoso há várias décadas. Formada em música, ensinou várias gerações na vila e na Guarda, principalmente acordeão e piano, mas também promoveu récitas e alguns concertos que abriram os horizontes aos trancosenses. «Achamos que há uma falta de reconhecimento público de determinadas personalidades, que não podem nem devem ser esquecidas porque fizeram, à sua medida, coisas muito importantes em Trancoso ou são exemplos de sucesso que importa valorizar», refere Marina Afonso.

«Com este “Ciclo de Conversas Com…” pretendemos exercitar uma das mais belas actividades humanas: conversar. Uma amena cavaqueira, em tertúlia, estimula o pensamento, faz fluir ideias, ideais, cumplicidades e afectos através da sedução do falar e contar», escreve Emília Tracana na nota de apresentação da iniciativa. A professora considera que chegou o momento de «descobrir» pessoas marcantes e partilhar vivências «construídas em percursos de que todos nós nos orgulhamos e que fazem parte da nossa própria identidade». É o caso do próximo convidado. José Neves, actor do Teatro Nacional D. Maria II, nasceu e viveu parte da sua infância em Trancoso, rumando posteriormente para a Guarda onde foi um dos fundadores do grupo de teatro Aquilo. Passou pelo Teatro Experimental da Universidade de Coimbra (TEUC), a companhia “Escola da Noite”, sendo actualmente actor residente do Teatro Nacional D. Maria II. Com uma carreira cénica brilhante, José Neves ganhou mais notoriedade pública com a participação em várias novelas televisivas. Esta sessão está agendada para sábado à tarde.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply