Arquivo

Henrique é o “bebé do ano” no distrito da Guarda

O primeiro filho de um jovem casal residente na cidade nasceu nos primeiros segundos do dia 1

Chama-se Henrique Alexandre o “bebé do ano” no Hospital Sousa Martins (Guarda). O rapaz nasceu no primeiro minuto de 2013, com 3,35 quilogramas, decorrido o tempo completo de gestação.

Henrique é o primeiro filho de um casal residente na cidade: a mãe é natural de Sortelha (Sabugal) e o pai é de nacionalidade ucraniana. Daniela Matos e Pavlo Zavads’ky, de 20 e 31 anos, respetivamente, mostram-se muito felizes com esta nova etapa: «É uma experiência nova e única», afirma a jovem mãe, que mal viu o filho começou «a chorar e a dar-lhe muitos beijinhos». Já o pai destaca a altura do parto, pois «é diferente viver a passagem de ano no hospital. Foi o dia que mais me marcou», adianta Pavlo. Por sua vez, Cremilda Sousa, diretora do serviço de Obstetrícia, refere que «estamos muito satisfeitos, é sempre importante ter um bebé logo nos primeiros segundos do ano, pois começamos com boas notícias», lembrando que «já tinha acontecido há dois anos com a Diana».

Para a médica, saber qual foi o primeiro a nível nacional não é o mais importante: «Não é uma questão de olhar para “guerras”, mas entendemos que é uma mais-valia ter o primeiro bebé a nível nacional ou, pelo menos, um deles. Tem um valor simbólico muito importante, não só para nós, mas para os próprios pais», salienta. Uma companhia de seguros já pediu os dados da criança e dos pais a fim de lhes «oferecer um seguro até que a criança atinja a maioridade», revela Cremilda Sousa. A Liberty Seguros vai oferecer aos primeiros bebés de 2013 – de Porto, Lisboa e Guarda – «um seguro Liberty Poupança, no valor de 1500 euros, e um prémio adicional de 500 euros», informa a seguradora em comunicado.

Primeiro bebé do ano no CHCB nasceu às 7h22

Chama-se Duarte e nasceu às 7h22 do dia 1, com 3,160 quilogramas, tendo sido o primeiro bebé a nascer no Centro Hospital da Cova da Beira (CHCB) em 2013. O menino também é o primeiro filho de Sandra Mota e Luís Brás, de 32 e 36 anos, respetivamente, residentes na freguesia do Tortosendo (Covilhã). A mãe é enfermeira no Hospital Pêro da Covilhã e o pai é mecânico.

Henrique é o “bebé do ano” no distrito da
        Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply