Arquivo

Há festa na “Capital” da amendoeira em flor até 11 de março

O município de Foz Côa acolhe a partir de amanhã e até 11 de março o espetáculo natural das amendoeiras em flor, numa organização com 40 iniciativas culturais e económicas envolvendo mais de 3.000 pessoas.

Há 37 anos que Vila Nova de Foz Côa se assume como a “capital” da amendoeira em flor, num território detentor de dois patrimónios mundiais classificados pela UNESCO. Na componente económica, o evento, que se realiza em três fins-de-semana, vai contar com quatro feiras de rua. A estes mercados, acresce uma novidade que passa por levar à vila de Almendra um novo certame vocacionado para os produtos da terra “de qualidade superior”. As atividades cinegéticas, associadas aos passeios pedestres, serão outras das iniciativas que prometem atrair alguns milhares de pessoas aos territórios do Douro e Côa. No campo musical, o destaque vai para a atuação dos Sons do Minho (dia 24), Diogo Piçarra (10 de março) e Miguel Araújo (11 de março), sempre na Praça do Município. Mas há mais. O humorista Francisco Menezes sobe ao palco do auditório do centro cultural amanhã (21 horas), enquanto o 32º festival de folclore acontece a 3 de março no coreto do Parque de Santo António (14h30). Já a tradicional noite de fado fozcoense realiza-se a 9 de março no Centro Cultural (21h30).

Destaque também, este sábado, para a emissão em direto do programa da RTP “Aqui Portugal” (14h30), a partir da Avenida Cidade Nova. A organização das festividades da amendoeira, a cargo da autarquia, não aponta números concretos de visitantes, já que as pessoas circulam por todo o concelho, preferindo afirmar que serão «alguns milhares de visitantes» que por esta altura do passam por Vila Nova de Foz Côa, vindos essencialmente do litoral. Como habitualmente, a celebração das amendoeiras em flor termina no domingo 11 de março com o desfile etnográfico em que participam Juntas de Freguesia e associações do concelho.

Miguel araújo atua na última noite do certame

Sobre o autor

Leave a Reply