Arquivo

GX Guarda domina “open” de Seia

Vitória individual e colectiva reflecte superioridade dos guardenses

O Grupo de Xadrez da Guarda venceu individualmente e por equipas o Open de Xadrez da Cidade de Seia, realizado no passado sábado, manifestando nítida superioridade sobre todos os demais concorrentes: um ponto e meio de avanço sobre o segundo classificado individual e dois e meio sobre o CX Seia, a equipa seguinte no pódio. De resto, o GXG colocou dois xadrezistas nos quatro primeiros lugares, separados apenas por dois jogadores de Lisboa.

Para além da superioridade do GMI Kevin Spraggett, vencedor indiscutível, este “open” ficou ainda marcado pela actuação do campeão distrital Rui Encarnação (GX Guarda), que voltou a marcar uma magnífica presença. Em oito jogos, perdeu apenas com Carlos Carneiro e empatou com o GMI Kevin Spraggett e com o MI António Fróis – os três primeiros classificados, somando cinco vitórias, incluindo contra o ucraniano Viktor Ulyanovskyy (8º), representante do GX Alekhine, de Lisboa, e ELO 2237. O primeiro xadrezista da casa foi Paulo Costa (ELO 2139), que ficou em sétimo lugar, enquanto José Luís Abrantes (10º), Vítor Leal (12º) e Francisco Madeira (16º) completaram a participação senense no torneio. Os restantes guardenses classificaram-se em 11º (Manuel Martins, ELO FIDE 2239) e 26º lugares (Luís Osório). Octávio Pereira (AD Carapalha – Castelo Branco) obteve um surpreendente nono lugar e foi o melhor daquele distrito, seguido de Luís Bouxo (13º) e Hugo Santos (15º), ambos da ADE, da Covilhã. A prova contou com a participação de 33 xadrezistas em representação de nove clubes. Por equipas, o GXG suplantou o CX Seia, Alekhine, ADE e Carapalha.

No próximo sábado, realiza-se em São João da Madeira o Campeonato Nacional de Rápidas, em que participará Rui Encarnação. Entretanto, já é conhecido o adversário do GXG na edição de 2003 da Supertaça de Xadrez, que vai disputar-se a 10 de Janeiro. Trata-se da Academia de Gaia, que venceu, pelo segundo ano consecutivo, a Taça de Portugal derrotando o Núcleo de Xadrez de Faro por 3-1.

Sobre o autor

Leave a Reply