Arquivo

Guardenses aderem à reutilização de manuais escolares

Campanha “Ler e Reler” angariou mais de 531 livros, mas na Covilhã a Misericórdia lamenta falta de adesão ao Banco de Troca de Livros e Material Escolar

A campanha de recolha de manuais escolares “Ler e Reler”, dinamizada pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda, angariou 531 livros usados, tendo já sido entregues 426 às famílias que os requisitam na base de dados disponibilizada para o efeito.

A BMEL adianta que este ano foram disponibilizados menos manuais que no ano anterior, mas que o número de publicações em condições de reutilização ficou muito próximo do alcançado em 2011. «O decréscimo de livros recebidos deveu-se essencialmente às restrições impostas pela BMEL quanto à data de edição, visto terem sido adotados novos manuais pelas escolas, principalmente devido ao acordo ortográfico», refere Alice Manso, relações públicas da biblioteca. Dos livros recebidos, «já foram entregues mais de 426», acrescenta, sublinhando que, «tal como no ano anterior, tem havido bastante procura» e que a receção e entrega de obras continua a decorrer. Segundo aquela técnica, «o maior número de livros distribuídos são das áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Línguas. Os que mais escasseiam são os manuais dos 10º ao 12º anos, nas áreas da Física e Química».

Entretanto, os livros que não estão em condições de serem reutilizados são enviados para reciclagem. A campanha “Ler e Reler” já vai no segundo ano. Menos êxito tem tido o Banco de Troca de Livros e Material Escolar criado pela Misericórdia da Covilhã para ajudar os alunos das famílias mais carenciadas. Em comunicado, a instituição lamenta «a falta de adesão dos covilhanenses» e volta a apelar à população para que colabore na iniciativa doando livros e material escolar (mochilas, estojos, esferográficas, etc.) que já não sejam usados e se encontrem em bom estado. A Misericórdia pede também livros de contos infantis e de colorir. Os interessados poderão entregar os donativos em qualquer uma das valências da Santa Casa, incluindo na Igreja da Misericórdia.

Sobre o autor

Leave a Reply