Arquivo

Guarda tem primeira pista medicalizada do país

Projeto inovador foi inaugurado esta semana no Parque Urbano do Rio Diz

«Um projeto simples e dinâmico que contribui para a vida e o bem-estar das pessoas». É deste modo que António Lúcio Baptista, o cirurgião cardiovascular que escolheu a Guarda para acolher a primeira pista medicalizada do país, carateriza o novo conceito por si idealizado e que é «único no mundo». A nova valência disponível no Parque Urbano do Rio Diz, na zona do “iglódromo” foi inaugurada na passada segunda-feira.

O especialista explicou que a escolha da Guarda para a aplicação do projeto pioneiro desenvolvido pela Iberia Advanced Health Care foi feita com base na «abertura demonstrada pelo município» para a sua instalação, mas também por ser «a cidade mais alta de Portugal, pelas grandes amplitudes térmicas que se verificam, pelas excelentes infraestruturas que possui no Parque Urbano do Rio Diz e pela qualidade do ar». Do mesmo modo, o Instituto Politécnico da Guarda foi outro «fator preponderante, pois através de protocolos conseguir-se-á uma avaliação dos ganhos em saúde, bem como a avaliação de outros parâmetros de muito interesse que poderão traçar um perfil dos utilizadores da pista». António Lúcio Baptista enaltece que o Parque Urbano do Rio Diz acolhe um «projeto-piloto que envolve saúde, desporto e gestão» e que está «aberto» à utilização de «qualquer pessoa, independentemente da sua idade e condição económica, pois a sua utilização não implica qualquer pagamento».

Presente na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara considerou a pista medicalizada um «projeto extremamente importante para todo o país» por contribuir para a melhoria das condições de vida e de saúde dos cidadãos. Joaquim Valente frisou que este projeto é de «muita simplicidade, mas de extrema importância», uma vez que permite «desenvolver atividades de desporto e de lazer de uma forma acompanhada», o que «nos dá mais segurança», reforça. A pista da Guarda dispõe de equipamentos medicalizados, placares informativos e de auto-avaliação de forma a serem facilmente utilizados pelas pessoas e ajudá-las na sua auto-avaliação. Numa zona indoor, os utilizadores encontram um medidor de pressão arterial automático e minicomputorizado, medição do peso corporal, medição do perímetro abdominal, medição do colesterol, triglicerídeos e glicemia, medição do oxigénio capilar, urufluxómetro (deteção de problemas relacionados com a próstata), auto-exame da mama e um desfibrilhador semi-automático, entre outros.

Já na zona outdoor dispõem de avaliação do nível de hidratação, otimização do treino, alongamentos, roda/pirâmide dos alimentos, deteção de daltonismo e avaliação da visão, por exemplo.

Ricardo Cordeiro Quem pratica exercício físico pode agora realizar diversos testes para aquilatar da sua condição

Guarda tem primeira pista medicalizada do
        país

Sobre o autor

Leave a Reply