Arquivo

Guarda recebe primeiro concurso de vinhos da região

“Vinhos e Sabores da Beira Interior” na mesa de 25 a 27 de Julho

A Guarda vai receber o primeiro Concurso de Vinhos da Beira Interior. O evento está agendado para 26 de Julho, integrado no certame “Vinhos e Sabores da Beira Interior”, que decorre por esses dias.

Trata-se de um concurso inédito na Guarda, cidade escolhida pela sua centralidade entre as sub-regiões da Cova da Beira, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo. À prova estarão cerca de 60 vinhos brancos, rosados, tintos e espumantes de 20 produtores da região, entre cooperativas e produtores particulares, que disputarão, em cada categoria, os prémios de “Melhor Vinho DOC Beira Interior”, “Melhor Vinho Regional Beiras” e as medalhas de ouro, prata e bronze. Esta é uma iniciativa que o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e a Comissão Regional Vitivinícola da Beira Interior (CRVBI) querem organizar anualmente, de forma a «consagrar e promover os vinhos da Beira Interior e os produtos regionais de qualidade», destaca a organização. Uma promoção que passa pela alteração de paradigma por parte dos produtores.

Dos 35 milhões de litros produzidos na região, são vendidas apenas 2,2 milhões de garrafas de Denominação de Origem Controlada (DOC) e dois milhões de vinho regional Beiras. A restante produção é vendida a granel, facto que pode deixar alguns produtores da região para trás, por estarem «pouco adaptados à nova realidade». Com algumas regiões a destacarem-se internacionalmente num mercado em grandes transformações, nomeadamente legislativas, João Pedro Esteves defende uma mudança de paradigma entre os vitivinicultores da região: «É na garrafa que se faz a divulgação do produto», alerta o presidente da CVRBI. Os “Vinhos e Sabores da Beira Interior” poderão ser encontrados no Hotel Turismo da Guarda entre 25 e 27 de Julho. No local estarão expostos vinhos, enchidos e queijos regionais, produtos “gourmet”, havendo ainda acções de formação de provas de vinhos.

Sobre o autor

Leave a Reply