Arquivo

Guarda quer ser “cidade-folia” no Carnaval

Os destaques da programação vão para o regresso do desfile das escolas e para o “Entrudo e Julgamento do Galo”, que acontece no domingo à noite

A Guarda redescobre os F’s este Carnaval com a iniciativa “Guarda Folia” que, durante cinco dias, quer dar nova vida à cidade mais alta com muita animação, produtos tradicionais e a incontornável “morte” do galo. O programa foi apresentado em conferência de imprensa na sexta-feira, com a presença de todo o executivo e de José Igreja, vereador socialista.

«Introduzimos alterações e inovação, a perspetiva é que vão resultar», afirmou Álvaro Amaro, reiterando a aposta na «diferenciação» em relação à restante oferta nacional nesta época. Depois de “Guarda Ar de Natal”, a autarquia criou mais uma «pequena marca», que repete «as mesmas estratégias», para que «de pequena em pequena marca cheguemos à grande marca da Guarda», defendeu o edil. Já Victor Amaral, vereador da Cultura, sublinhou a importância de «solidificar parcerias institucionais», pelo que se manteve «o que já era uma boa prática», mas o objetivo é «reforçar e aumentar o nosso poder de atração».

A festa começa dia 28 com o regresso do cortejo carnavalesco das escolas, que já não se fazia à cerca de quatro anos. À noite, há um concerto dos UHF no TMG, numa organização do Guarda Unida Desportiva. No sábado acontece o “Rali da Alimentação” e um atelier de máscaras, sendo que, pelas 14 horas, abrem as “Tabernas do Entrudo no Paço”, onde, «além de comidas e bebidas tradicionais, há animação permanente com associações locais e do Fundão», indicou Victor Amaral. No Domingo Gordo corre-se a “Fun Run on Top”, onde os participantes, mascarados ou com enfeites, percorrem – em passo de corrida ou caminhada – 4,5 quilómetros. A noite está reservada para o “Entrudo e Julgamento do Galo”, que acontece um dia mais cedo e junta coletividades do concelho e grupos profissionais, num desfile e espetáculo comunitário de expiação. Paralelamente tem lugar o concurso de fotografia, promovido pelo Núcleo de Fotografia da Guarda.

Na segunda-feira, a peça “A Grande Estreia”, que recebeu o “Prémio Molière” de melhor comédia de 2011, traz ao palco do TMG Ana Bola, Pedro Diogo, Maria Henrique e Victor de Sousa, entre outros atores. O programa fecha no dia seguinte em Famalicão da Serra com o também tradicional “Enterro do Entrudo”. O programa da animação carnavalesca na Guarda será suportado por uma candidatura de cerca de 51 mil euros, com financiamento comunitário de 85 por cento.

Sara Quelhas Cidade mais alta aposta na «diferenciação» para atrair visitantes

Sobre o autor

Leave a Reply