Arquivo

Guarda promove-se nos pacotes de açúcar

Delta vai lançar no mercado nacional quatro milhões de embalagens com D. Sancho I e a “Ribeirinha”

Começou esta semana a campanha promocional da Guarda nos pacotes de açúcar do café Delta, que vai colocar no mercado nacional quatro milhões de pequenas embalagens com desenhos alusivos à história da cidade e versos da canção de amigo “Muito me tarda o meu amigo na Guarda”.

Com a Sé estilizada em pano de fundo, surgem D. Sancho I, fundador da cidade a 27 de Novembro de 1199, e Maria de Paes Ribeiro, a famosa “Ribeirinha” por quem o segundo rei de Portugal se enamorou e à qual dedicou aquela prosa trovadoresca. Esta operação publicitária não tem quaisquer encargos para a autarquia, já que a principal marca portuguesa de café aceitou patrocinar a iniciativa. «Implicou apenas uma viagem a Campo Maior e pouco mais, já que a Delta assumiu todos os encargos», adiantou Lurdes Saavedra. Para a vereadora com o pelouro do Turismo esta será uma «boa forma de chegar às pessoas, pois só uma minoria de portugueses não toma café». Na sua opinião, os desenhos e os versos escolhidos chamam mais a atenção dos consumidores: «Há sempre a curiosidade de ver melhor o que diz a imagem. Acho que a Guarda vai andar nas bocas do mundo nos próximos tempos», acredita. Nesse sentido, os quatro milhões de pacotes de açúcar serão colocados à medida que esgota o “stock” em todos os estabelecimentos com café Delta espalhados pelo país, inclusive na Guarda.

«Assim, será possível encontrá-los daqui a um ano nalguns sítios, o que é um excelente prazo de divulgação da cidade», acrescenta. Futuramente estas imagens vão surgir em chávenas de café, canecas, t’shirts, pin’s, lápis de cor, entre outras lembranças, no âmbito de um novo trabalho de promoção dirigido aos mais novos. «Pretendemos despertar a sua curiosidade em relação às duas figuras representadas para que possam descobrir a História da cidade», explica Lurdes Saavedra. A Câmara está ainda a comercializar uma colecção de joalharia com marcas cruciformes existentes no centro histórico. Em estudo está o recurso a auscultadores para guiar os turistas pelo núcleo antigo da cidade. Este sistema, autónomo e auto-suficiente, fornecerá informações em espanhol, inglês e francês, sobre o que há para ver e a sua história. O projecto, em análise pela Câmara da Guarda, pode ser uma realidade já este Verão, a par da disponibilização de uma proposta inédita de percursos pedonais. O sistema é similar ao estreado recentemente em Guimarães, tendo a autarquia sido abordada por várias empresas.

Outra novidade é que o município espera ter prontas a funcionar em «Julho ou Agosto» um conjunto de rotas com 18 locais de interesse. O projecto foi desenvolvido por três professores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico da Guarda, e consiste num “software” que permitirá orientar os visitantes através de diversos mapas elaborados consoante o tempo dos percursos, as distâncias e os interesses de cada um. Daí nascerão vários roteiros pelo centro histórico a que o turista terá acesso previamente no posto de turismo e de acordo com aquilo que pretende visitar. Em 2006, segundo os registos no posto de turismo municipal, a Guarda foi visitada por 14.347 turistas, mais 2.969 pessoas que no ano anterior. Os visitantes portugueses destacam-se, à frente dos espanhóis, franceses, ingleses e italianos.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply