Arquivo

Guarda patrocina pilotos em troféu monomarca

Dupla vai ser seleccionada nas próximas semanas e terá à disposição um veículo de competição com as cores da cidade

Uma dupla de pilotos da Guarda vai poder participar esta época num dos mais importantes troféus monomarca com corridas em Portugal e Espanha. Essa possibilidade tornou-se viável graças a um protocolo, rubricado na última sexta-feira, entre o Governo Civil da Guarda, a Câmara Municipal e o Clube Escape Livre durante a sétima Gala Spal/A Nossa Selecção de Pilotos, realizada no Hotel de Turismo. O evento ficou ainda marcado pela habitual entrega de dezenas de troféus e diplomas aos pilotos da Guarda que participaram em provas oficiais dos desportos motorizados em 2004.

David Saraiva foi eleito Piloto do Ano – Guarda 2004 pelos presentes na gala, enquanto o jornalista António Catarino foi distinguido com o Troféu Prestígio. Já os autarcas Maria do Carmo Borges (Guarda) e Armando Pinto Lopes (Figueira de Castelo Rodrigo) receberam o Prémio Manuel Gião das mãos da viúva e do filho do falecido piloto, natural da Guarda, e que dá o nome à mais alta distinção atribuída pelo Clube Escape Livre. Nesta edição foram ainda distinguidos 26 pilotos, de nove modalidades distintas. Foi o caso de José Pedro Fonseca, Vítor Costa, António Matias, Joaquim Frade e Vital Monteiro (autocross), André Monteiro (karting), José Manuel Torres (Quad), Nuno Rodrigues da Silva, Augusto Ramiro e Octávio Araújo (ralis), João Queiroz (ralis clássicos), Augusto Ramiro Patrocínio, Albano Loureiro e Pedro Pinto (todo-o-terreno), Pedro Patrocínio e José Ferreira (Trial e Resistência), David Saraiva e Francisco Carvalho (velocidade), André Ruano, João Carvalho, Luís Carlos Costa, Márcio Ferreira, Marco André Costa, Mário Patrão, Telmo Carvalho e Vinícius Ferreira (motocross).

Contudo, a grande novidade deste ano residiu no apoio à participação de uma dupla de pilotos num troféu monomarca num veículo de competição com as cores da cidade, no âmbito do projecto Guarda Cidade Desporto. Governo Civil, autarquia e Clube Escape Livre aliaram-se para viabilizar a iniciativa, cujos protagonistas vão ser seleccionados nas próximas semanas. «É um enorme desafio e esperamos estar, tal como os pilotos, à altura das exigências. Para já, é a concretização de um sonho: ver pilotos da Guarda, apoiados pelas suas instituições, a participarem num dos mais importantes troféus monomarca com corridas em Portugal e em Espanha», adiantou Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre. Impossibilitado de estar presente, o secretário de Estado dos Desportos, Hermínio Loureiro, enviou uma mensagem destacando o momento de «especial significado» que é a gala «porquanto se homenageiam duas dezenas de pilotos que muito têm honrado a região da Guarda e o país».

Sobre o autor

Leave a Reply