Arquivo

Guarda “joga” no Euro 2004

Com o aproximar do “pontapé de saída”, começam as jogadas de promoção turística em torno do Europeu de futebol

Decorreu ontem a cerimónia de assinatura do contrato-programa do Plano de Promoção da Região Centro no âmbito do Euro 2004, entre a Associação para o Desenvolvimento do Turismo da Região Centro (ADTRC) e mais de 40 municípios da Região Centro, entre os quais se encontra a Guarda. O programa “Lusitanea” garante ao município da Guarda a utilização de equipamentos que servirão de apoio ao Euro 2004 em várias capitais de distrito da região Centro, mas também uma promoção da cidade mais alargada.

Paralelamente, esta iniciativa, que pretende aproveitar a procura turística associada ao Euro 2004, vai levar a festa do futebol a todas as capitais de distrito da região estando prevista a instalação de espaços de diversão e entretenimento, designados por “Lusitanea Parks”, onde se poderão seguir de perto todos os jogos do Europeu. Estes espaços de acolhimento vão ser o palco de todos os adeptos durante o campeonato, seja nas horas dos jogos, como noutras actividades que aí se desenrolem ao longo do dia e da noite. Mas com o aproximar do Euro 2004 existem já algumas iniciativas locais para divulgar a cidade e aproveitar “a boleia” promocional do terceiro evento desportivo mais importante do planeta. Assim, depois do cartaz gigante de boas vindas, perto de Vilar Formoso, foram recentemente distribuídos folhetos informativos sobre a Guarda. Segundo Álvaro Guerreiro, os panfletos, da responsabilidade da Câmara, estão a ser distribuídos desde Março entre Valladolid e a Guarda: «Todas as estações de serviço têm folhetos para oferecer», garante o vice-presidente da autarquia, havendo também alguns exemplares para distribuir na cidade, designadamente no Posto de Turismo e nos estabelecimentos de restauração e hotelaria que aderiram à iniciativa.

Numa segunda fase, a distribuição vai ser, a curto prazo, realizada de Zamora até à fronteira franco-espanhola, adiantou o responsável. Através destes desdobráveis, quem viaja até Portugal por causa do Euro fica a conhecer a «melhor táctica» para que possa “jogar” ao ataque na Guarda, anunciada como a “Porta para o Euro 2004”. Os folhetos contêm algumas sugestões de gastronomia, artesanato, património histórico e natural, bem como informações adicionais sobre alojamentos e restauração.

Sobre o autor

Leave a Reply