Arquivo

Guarda Digital realizou conferência sobre eficiência energética

A Guarda Digital promoveu, na semana passada, uma conferência sobre sustentabilidade e eficiência energética, em que se ficou a saber como poupar nas facturas da água e da electricidade.

A iniciativa pretendeu debater a eficiência energética em edifícios e as redes de abastecimento de agua, contando com a participação de cerca de 50 empresários e autarcas da região, que “fizeram contas” a quanto podiam poupar na factura energética no final do mês. O seminário teve início com uma abordagem sobre “Desempenho Energético dos Edifícios”, por Pedro Duarte, da Unitelco, que sublinhou «que tornar as infraestruturas mais verdes, não é só em termos ecológicos, mas também economicamente».

Já Nuno Brás, director geral da LMIT, realçou a importância da eficiência energética em edifícios, «onde se pode reduzir a energia em cerca de 30 por cento», acrescentando que «o crescimento do consumo de energia em edifícios aumenta mais depressa do que em qualquer outro sector». Por sua vez, Jorge Lourenço, director geral da UNITELCO, sugeriu algumas aplicações ao alcance de qualquer cidadão, como os economizadores de água e energia, que garantem uma redução de 30 a 50 por cento da factura no final do mês. Mas foram dados outros exemplos, como o parque de estacionamento solar, aparelhos fotovoltaicos e térmicos integrados no telhado ou tubos de luz, e ainda iluminação de última geração para edifícios e vias públicas.

«Claro que tudo isto só terá resultado se houver sensibilização por parte dos utilizadores», realçou Carlos Querido, da EnerArea. A conferência foi organizada pela Guarda Digital, a EnerArea e a Unitelco no Hotel Vanguarda.

Sobre o autor

Leave a Reply