Arquivo

Guarda deveria «ser privilegiada» em relação à Covilhã no investimento da Tesla

Declaração é de D. Manuel Felício e foi feita à margem da Mensagem de Natal, onde abordou a eutanásia e a falta de emprego na região

Legalizar a eutanásia «é a escolha mais fácil, que significaria sempre a rendição da sociedade e das suas instituições diante das dificuldades», referiu o bispo da Guarda na mensagem de Natal deste ano, “De novo a lição do Presépio”.

Sobre este assunto D. Manuel acrescentou que não deve ser um tema tratado de «ânimo leve» e sublinhou que «de modo nenhum a morte a pedido pode ser solução paras problemas financeiros e de sustentabilidade social». Na conferência com jornalistas, que decorreu no futuro Museu de Arte Sacra, o Bispo da Guarda falou também nas muitas famílias em situação de carência económica, da falta de emprego na região e das consequentes dificuldades que as famílias passam. D. Manuel disse ter conhecimento de empresas «com vários meses de salário em atraso». Nestes casos, o papel da diocese passa por «acompanhar as pessoas em dificuldade através das nossas redes de apoio»

e tentar entrar em contacto com as empresas para que a situação se resolva. «Quando não é possível, tentamos minorar os problemas através dos apoios sociais, pois temos consciência que quando há salários em atraso há famílias a sofrer», declarou o bispo.

A pensar na falta de emprego na região, D. Manuel considera que o possível investimento da Tesla, marca norte-americana de baterias e de veículos elétricos, em Portugal seria «uma boa oportunidade para a nossa PLIE (Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial), mesmo que não fosse com todos os componentes». Quanto à possibilidade da se instalar na vizinha Covilhã, que também já manifestou interesse, o prelado afirmou que «a Guarda, neste momento está a precisar mais», justificando que «a Covilhã tem um conjunto de empresas, de tecnologia bastante apurada que têm tido o apoio da Universidade da Beira Interior». D. Manuel afirmou não ter preferências, mas perante os motivos referidos e por considerar que a zona industrial entre o Fundão e a Covilhã «está povoadíssima», a «Guarda devia ser privilegiada neste momento».

Bispo da Guarda considera que a legalização da eutanásia seria «a rendição da sociedade e das suas instituições diante das dificuldades»

Comentários dos nossos leitores
Mike mikealfa@hotmail.com
Comentário:
Primeiro a TESLA dificilmente virá para Portugal e segundo a Guarda prefere camelos, festas e festinhas a criar condições atrativas para o investimento, diminuindo todas as taxas para níveis aceitáveis.
 

Sobre o autor

Leave a Reply