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Guarda com Loja do Cidadão desde segunda-feira

Estrutura pretende facilitar e agilizar a relação com a Administração Pública ao concentrar num único balcão vários serviços públicos e privados conexos

O registo civil e predial, mais alguns serviços da Segurança Social, da Câmara da Guarda, da ADSE, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), da Caixa Geral de Aposentações (CGA), da Direcção-Geral do Consumidor e do Automóvel Club de Portugal podem ser feitos, desde segunda-feira, na novíssima Loja do Cidadão da Guarda.

Situado no quarto andar do centro comercial Vivaci, este balcão multiserviços funciona das 9 às 16 horas nos dias úteis e implica o encerramento ao público das instalações da Rua Vasco da Gama. O edifício da antiga Caixa de Previdência continua ao serviço do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), mas como “back-office” e arquivo. No “shopping” da Avenida dos Bombeiros, a Loja do Cidadão ocupa perto de 700 metros quadrados pelos quais não é cobrada qualquer renda, até porque a sua abertura é considerada «uma verdadeira âncora capaz de atrair milhares de visitantes ao centro comercial», sublinha a administração do Vivaci em comunicado. No entanto, segundo apurou O INTERIOR, fora do acordo com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), entidade responsável pela gestão e desenvolvimento desta rede de atendimento, terá ficado o pagamento do condomínio, que representará uma mensalidade de cerca de 2.800 euros.

Na Loja do Cidadão de segunda geração pode-se requerer o Cartão de Cidadão, pedir certidões dos registos civil, predial e comercial ou constituir uma empresa “na Hora”. Já o balcão da Segurança Social reúne, entre outros serviços, o pedido de acção social, pagamento de contribuições e atribuição de subsídios. Por fim, o posto de atendimento da autarquia permite pedir certidões, averbamentos ou pagar facturas dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento, entre outros serviços. Considerada a imagem de marca da modernização administrativa levada a cabo pelo actual Governo, esta medida pretende facilitar e agilizar a relação com a Administração Pública, garantindo uma resposta eficaz às necessidades de cidadãos e empresas ao concentrar num único balcão vários serviços públicos e privados conexos. Nesse sentido, espera-se que possa reduzir as perdas de tempo, simplificando processos outrora excessivamente burocráticos e que, até então, apenas podiam ser prestados pelo Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC), situado nos Paços do Concelho.

Entretanto, a Câmara da Guarda aproveitou a mudança para anunciar a entrada em funcionamento da plataforma tecnológica que vai permitir aceder a alguns serviços do município à distância de um clique a partir daquela estrutura. Por enquanto, apenas estão disponíveis os procedimentos dos serviços administrativos e de obras particulares pelo “MyNet”, um sistema desenvolvido pela AIRC – Associação de Informática da Região Centro, mas, numa fase posterior, os munícipes poderão fazê-lo em qualquer lugar do concelho e até do país. «Até ao fim deste ano, a Câmara da Guarda pretende, via Internet, proporcionar o acesso a uma grande parte dos seus serviços, evitando a deslocação dos munícipes às instalações da autarquia», lê-se no comunicado. Com a entrada em funcionamento da Loja do Cidade da Guarda, há actualmente 22 serviços similares espalhados pelo país.

Luis Martins Loja do Cidadão da Guarda funciona no 4º piso do centro comercial Vivaci

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