Arquivo

Guarda aspira formar futuros “Nunos Delgados”

Antigo campeão europeu de judo esteve na cidade para assinar protocolo de promoção da prática da modalidade

«Este projeto consiste em formar campeões no desporto, na escola e na vida». A Fundação S. João de Deus, no âmbito de uma parceria com a Escola de Judo Nuno Delgado, ex-atleta referência da modalidade em Portugal, assinou na segunda-feira um protocolo de promoção da prática de judo com a Câmara da Guarda, os Agrupamentos de Escolas da cidade e a Associação de Judo do distrito.

Na assinatura do documento, o antigo judoca, que conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2000 e foi campeão europeu em 2003, salientou que o protocolo surge no âmbito de «um movimento cívico de formar campeões para a vida», pois, «através da luta, as pessoas conseguem ser melhores». Nuno Delgado sustentou que este projeto será «o que a cidade quiser», acreditando que o acordo «vai trazer muitas alegrias e conseguir atingir os objetivos a que nos propomos». Já o presidente da Fundação São João de Deus, Rui Ferreira do Amaral, enalteceu a importância da parceria e ironizou dizendo se «não encontraremos aqui grandes atletas e até futuros campeões olímpicos». A mesma tónica foi sublinhada pelo presidente da Associação de Judo do distrito, para quem este protocolo «será o começo de um projeto grandioso». Sérgio Henriques acrescentou que «queremos ter um próximo Nuno Delgado ou um elemento do sexo feminino com igual valia».

Por parte do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque, Conceição Melo frisou que a escola-sede é conhecida por ser uma «referência no desporto» e, nesse sentido, o judo «é uma valência diferente que nos pode ajudar a captar novos alunos». Quanto ao Agrupamento de Escolas da Sé, Cristina Vicente disse acreditar que o protocolo poderá vir «a dar frutos no futuro» e constituir uma «mais-valia». Já a vereadora Elsa Fernandes declarou que este projeto é de «grande interesse para o concelho» e resulta de uma «união de esforços feliz». Cabe agora à Fundação S. João de Deus implementar o projeto da Escola Nuno Delgado “Blocos de Judo – Formar Campeões… para a Vida!”, destinado a combater a exclusão social. Nesse sentido, serão lecionadas aulas de judo, uma vez por semana, a 240 crianças das escolas do 1º ciclo do concelho no próximo ano letivo.

Ricardo Cordeiro Nuno Delgado, segundo à esquerda, diz que o projeto «será o que a cidade quiser»

Sobre o autor

Leave a Reply