Arquivo

Grande afluência de público na abertura da Feira de São Bartolomeu

Certame decorre até domingo e conta com a presença de 135 expositores de diversos setores de atividade distribuídos por 200 stands

A inauguração da secular Feira de São Bartolomeu, que começou na última sexta-feira em Trancoso, registou mais uma vez uma verdadeira enchente para ânimo de organizadores e expositores. O certame, promovido pela autarquia, empresa municipal Trancoso Eventos e AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, termina no domingo, mas amanhã e no sábado sobem ao palco dois dos principais nomes do cartaz deste ano, os Blind Zero e José Malhoa.

A tarde do dia da abertura foi animada com a transmissão do programa da TVI “Somos Portugal” em direto do recinto da feira, que atraiu muita gente. A inauguração oficial só decorreu à noite e foi antecedida de um “concerto” com representantes de vários grupos de bombos que se juntaram no Largo das Portas D’ El Rei. Coordenado por Rui Júnior, diretor artístico dos “Tocá Rufar”, o espetáculo contou com a presença de cerca de 100 tocadores, incluindo elementos do grupo de percussão oriundo do Seixal e dos grupos de bombos de Rio de Moinhos, de Rio de Mel e de São Bernardo (Pinhel). Na cerimónia de abertura do certame, o presidente do município realçou que Trancoso é «uma terra histórica cheia de monumentos, memórias, lendas e tradições», foi onde «casaram o rei D. Dinis e a rainha Santa Isabel» e é também uma «terra de batalhas, nomeadamente a de São Marcos». Porém, Amílcar Salvador salientou que, «acima de tudo», Trancoso é «sinónimo de mercados e feiras», sendo que a Feira de São Bartolomeu «é, de facto, um dos maiores certames, senão o maior, do distrito da Guarda e de toda a região».

Antes de declarar oficialmente aberta a Feira, o autarca lançou um repto a quem o ouvia: «Queremos contar convosco nas próximas noites até ao dia 24», reforçou. Por seu turno, o presidente da AENEBEIRA mostrou-se satisfeito com a adesão de público registada naquele que foi «um grande dia de abertura» da Feira de São Bartolomeu. «Naturalmente que a presença do programa “Somos Portugal” da TVI traduziu-se numa grande afluência de público e poderemos dizer que foi entrar com o pé direito nesta edição. Esperemos que seja um bom prenúncio para os próximos dias e estamos expectantes que esta edição de 2014 seja um sucesso», afirmou António Oliveira. Já o vice-presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, considerou eventos como a Feira de São Bartolomeu «importantes para territórios de coesão, como Trancoso, poderem puxar em conjunto pelos nossos recursos, capacidades e atividades». Luís Caetano sublinhou também que «são cidadãos como os de Trancoso que ajudam a construir um Portugal diferente, melhor, mais positivo e mais construtivo».

Ricardo Cordeiro Presidente da Câmara de Trancoso considera que a Feira de São Bartolomeu é «um dos maiores certames do distrito e de toda a região»

Sobre o autor

Leave a Reply