Arquivo

Governo cria Unidade Local de Saúde da Guarda

A nova Entidade Pública Empresarial vai gerir o projecto de ampliação do Hospital Sousa Martins

Está criada a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, integrando os Hospitais Sousa Martins, Nossa Senhora da Assunção (Seia) e 12 centros de saúde do distrito, com excepção dos serviços de Aguiar da Beira e de Vila Nova de Foz Côa por estarem ligados a outros projectos.

O Conselho de Ministros aprovou, na passada quinta-feira, o decreto-lei e os estatutos desta entidade pública empresarial (EPE), que também integrará as Unidades de Saúde Familiar que vierem a ser criadas na região. Trata-se de um passo decisivo para avançar com o projecto de requalificação/ampliação do Hospital Sousa Martins, orçada em 55 milhões de euros. Esta remodelação esteve «presa durante dois anos à estratégia do Centro Hospitalar da Beira Interior», disse Fernando Girão, director do Sousa Martins, que não avançou por falta de entendimento entre os Conselhos de Administração dos hospitais de Castelo Branco, Covilhã e Guarda. Para deslindar o impasse, o então ministro Correia de Campos determinou, em Maio de 2007, a criação de uma ULS que ficará responsável pelo investimento na cidade mais alta. A sua sucessora, Ana Jorge, já disse, entretanto, que a obra deverá começar daqui a um ano.

«O projecto de arquitectura irá para concurso no final de Setembro e prevê-se que a empreitada comece no primeiro trimestre de 2009», anunciou a ministra em Fevereiro, à margem das jornadas parlamentares do PS. A remodelação e ampliação do Sousa Martins foi prometida por José Sócrates na campanha para as últimas legislativas, em 2005. O investimento é de 55 milhões de euros e consiste na requalificação total do edifício central, além da construção de uma ala nova com 5.000 metros quadrados, que vai acolher as Urgências, entre outros serviços. Segundo Fernando Girão, 12 milhões do valor global da empreitada serão destinados à aquisição de novos equipamentos. Ao todo, a área do estabelecimento hospitalar irá duplicar, já que aos actuais 10 mil metros quadrados serão acrescentados mais 11 mil de área nova. O futuro Hospital Sousa Martins terá 266 camas, menos 51 que as 317 actualmente disponíveis, de acordo com o programa funcional da unidade.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply