Arquivo

Governo confirma queda de receitas

Direção-Geral do Orçamento divulga hoje o boletim de execução orçamental com as receitas, que registaram uma descida, e com as despesas do Estado até julho.

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) publica hoje o boletim de execução orçamental com as receitas e despesas do Estado até julho.

Estes números assumem particular relevância uma vez que o Governo já reconheceu que os resultados da execução orçamental aumentaram os «riscos e incertezas» quanto ao cumprimento do défice.

Os dados do primeiro semestre confirmam os receios do Governo, isto porque as receitas fiscais do Estado registaram uma queda de 3,1 por cento face a igual período do ano passado. Já a proposta de Orçamento para 2012 apresentada pelo Governo previa um crescimento da receita de 2,9 por cento, uma meta que acabaria por ser revista ligeiramente em baixa aquando da apresentação do Orçamento Retificativo.

Os dados do primeiro semestre mostram ainda que, ao mesmo tempo que se reduziam as contribuições, aumentavam, por exemplo, os gastos com subsídios de desemprego e de apoio ao emprego, uma despesa que cresceu 22,4 por cento. Perante estes dados, os especialistas da Unidade Técnica de Apoio Orçamental concluíram que o cumprimento dos objetivos orçamentais «para a receita fiscal e para a Segurança Social já não parece possível» tendo em conta os números da execução orçamental.

Sobre o autor

Leave a Reply