Arquivo

Gouveia revisita Vergílio Ferreira em 2016

Comemorações do centenário do nascimento do romancista incluem exposições, um colóquio, música, teatro e um roteiro vergiliano em Melo

Exposições, um colóquio internacional, concertos, teatro, cinema e a apresentação do roteiro vergiliano em Melo são algumas das atividades programadas pelo município de Gouveia para assinalar, no próximo ano, o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira (1916-2016).

As comemorações arrancam a 28 de janeiro, dia do nascimento do romancista em Melo, naquele concelho serrano, e terminam no mesmo dia de 2017. O programa foi divulgado no passado 30 de junho, data em que, há 56 anos, Vergílio Ferreira terminou “Aparição”, o seu romance mais traduzido e editado. «Queremos celebrar não só a palavra e a arte literária vergiliana, mas também a sua atenção e encantamento por outras artes como a música, a pintura e a fotografia e a sua importância na ficção de Vergílio Ferreira», disse o presidente do município, Luís Tadeu. A 28 de janeiro será inaugurada a exposição “Vergílio Ferreira – Os Caminhos da Escrita e a Fascinação da Arte”, no Museu Abel Manta, realizando-se dois dias depois uma jornada de evocação sobre a vida e a obra do romancista através dos testemunhos de diversas personalidades que conviveram com o autor de “Aparição”.

Um colóquio internacional com reputados especialistas da obra do escritor está agendado para os dias 19 a 21 de maio. Já a 12 de agosto será apresentado o roteiro “Melo e a ‘aldeia eterna’ de Vergílio Ferreira”, cujo objetivo é «dar a conhecer alguns lugares que inspiraram a construção do palco principal de quase todos os seus romances e narrativas breves», acrescenta o município. O centenário de Vergílio Ferreira inclui ainda uma exposição de pintura, um concerto, teatro e sessões de cinema, seguidas de debate, com os filmes baseados nos livros “Cântico Final” e “Manhã Submersa”. No âmbito da efeméride, a edilidade criou o site www.vergilioferreira.pt, inteiramente dedicado ao escritor, que já está online, e vai repor o seu busto na Praça de S. Pedro no dia 28 de janeiro de 2016.

A reedição do livro “Vergílio Ferreira: de Melo a Cidadão do Mundo”, de Alípio de Melo, e a estreia do Concurso Literário Juvenil “Um Conto Até ao Fim” são outras iniciativas calendarizadas pela autarquia. As comemorações terminam com uma palestra sobre o roteiro vergiliano e o espólio bibliográfico existente na biblioteca municipal, batizada com o nome do romancista. Com estas atividades, o município de Gouveia propõe-se «honrar e continuar a divulgar o singular legado de Vergílio Ferreira na literatura e cultura portuguesas». Vergílio Ferreira (1916-1996) é um dos maiores romancistas portugueses com obras como “Aparição”, “Manhã Submersa”, “Alegria Breve”, “Nítido Nulo” e “Para Sempre”.

Jorge Costa Lopes, vencedor do Prémio Vergílio Ferreira e um dos responsáveis pelo programa, com o escritor Almeida Faria e Eduardo Lourenço na apresentação das comemorações

Sobre o autor

Leave a Reply