Arquivo

«Gostava de ser profissional, mas cada vez tenho menos apoios»

Cara a Cara – João Rodrigues

P – Este é o primeiro título da sua carreira. O que mudou desde os tempos em que fazia acrobacias no parque urbano do Rio Diz?

R – Este não é o primeiro título do meu percurso desportivo. Já fui várias vezes campeão regional de XCO em Promoção, cadetes e juniores, ganhei também dois Campeonatos Nacionais de DHU na categoria de promoção, entre outras provas míticas. Ainda assim, este título é o mais importante. Iniciei-me nestas andanças das bicicletas aos 11 anos, no cross country, enveredando pelo downhill em 2006, onde competi até 2015. Em 2013 participei pela primeira vez numa competição de enduro BTT, em paralelo com as competições de downhill, tendo sido terceiro no troféu de Enduro Vodafone e apanhei o gosto por esta recente vertente. Começou aí a minha especialização, que teve agora o seu resultado do meu empenho. Muita coisa mudou desde que sai do cross country. Nem só de acrobacias eram feitos os meus treinos no Parque Urbano do Rio Diz, mas a maturidade desportiva apareceu em 2007 quando entrei no curso de Desporto. Os conhecimentos científicos da área de desporto aumentaram e apenas coloquei em prática, melhorando imenso as minhas prestações desportivas.

P – E o que significa em termos desportivos? O que vai mudar na sua carreira?

R – Na próxima temporada, o meu empenho e dedicação será o mesmo de sempre e vou estar dedicado apenas ao enduro BTT, continuando a fazer um pouco de todas as vertentes do ciclismo para complementar e aumentar os meus “skills” motores ao longo da época.

P – Quais são os seus próximos desafios?

R – Já no próximo fim-de-semana estarei presente na ilha da Madeira para participar na prova internacional Sandokan, onde irei tentar conquistar mais um título no Enduro no “Triple Crown Enduro Series”. Na próxima época tudo dependerá dos apoios que conseguir, mas gostava de participar no campeonato “Enduro European Series” e numa prova do Enduro World Series, acreditando que seria uma excelente aprendizagem desportiva.

P – Vai especializar-se no enduro, ou pondera experimentar outras modalidades de BTT ou mesmo o ciclismo?

R – Neste momento já estou especializado no enduro e é para isso que treino, ainda assim os treinos são sempre muito diversificados e pratico quase todas as vertentes do BTT em forma de complemento.

P – A profissionalização é outro dos objetivos? Tem condições, desportivas e financeiras, para o conseguir?

R – Não vou mentir dizendo que gostava de ser profissional, tendo quase atingido essa meta em 2012, mas infelizmente os apoios nunca foram muitos e cada vez tenho menos apoios monetários. Mas já fico contente de poder fazer do desporto o meu “ganha-pão”.

P – Espera também ser convocado para a seleção nacional de BTT? Acha que tem hipóteses?

R – O enduro é uma vertente recente no mundo do BTT, com meia dúzia de anos, e é uma junção de duas especialidades, cross e downhill, com um regulamento muito próprio baseado nos enduros de motos e nos ralis, como tal ainda nunca houve uma seleção nacional de enduro BTT. Assim que haja, gostaria muito de ser convocado e de poder participar em algumas provas.

P – O que faz na vida, para além do BTT, e como consegue conciliar a sua profissão com a competição?

R – Neste momento tenho um projeto com o meu irmão na área da Saúde e Desporto, onde muitas das vezes dá para treinar ao mesmo tempo que estou a trabalhar, o que se torna mais fácil conciliar.

P – Na sua opinião, a Guarda podia/ devia organizar uma prova de enduro BTT na próxima época?

R – A Guarda tem uma das melhores condições do país para a prática de qualquer vertente do ciclismo e deveria apostar mais neste desporto. Até que isso seja feito, eu próprio organizei três campos de treino de enduro BTT nas minhas pistas no último ano com a presença de inúmeros pilotos de diferentes zonas do país, que gostaram muito e que inclusive voltaram em turismo.

Perfil:

Vencedor da Taça de Portugal de enduro BTT

Idade: 28 anos

Naturalidade: Guarda

Profissão: Técnico de Desporto

Currículo: Licenciado em Desporto, várias vezes campeão regional de XCO em Promoção, cadetes e juniores; vencedor de dois Campeonatos Nacionais de DHU na categoria de promoção

Livro preferido: Não tem

Filme preferido: “Rush”

Hobbies: Treinar

João Rodrigues

Sobre o autor

Leave a Reply