Arquivo

Gordo garantiu vitória “magra”

Após a fusão de dois clubes da cidade, Guarda Unida Desportiva Clube estreou-se com vitória por 1-0 frente ao Santa Comba

O Guarda Unida Desportiva Clube, clube que resultou da recente fusão do Guarda Unida com o Guarda Desportiva, estreou-se da melhor forma com uma vitória pela margem mínima frente ao Santa Comba, do concelho de Seia. Apesar da união entre dois clubes da cidade, foram poucas as dezenas de adeptos que quiseram assistir ao jogo de estreia da nova coletividade.

A equipa da casa entrou melhor e podia ter inaugurado o marcador logo aos cinco minutos por intermédio de Ricardo Lopes que fez um “chapéu” ao guardião contrário que levou a bola caprichosamente a embater no poste direito. Na resposta, aos 11’, os visitantes também estiveram perto do golo mas Fernando, com tudo para marcar, cabeceou muito fraco. Volvidos cinco minutos, Tiago Gordo apontou o único golo da partida. João Mário cobrou um livre na esquerda com o jovem médio a surgir entre os centrais contrários a desviar de primeira para a baliza contrária, num lance que motivou queixas do Santa Comba que reclamou fora-de-jogo. Do local onde nos encontrávamos não nos foi possível avaliar a legalidade do posicionamento do atleta. Os visitantes tentaram reagir e, aos 28’, João Mário numa tentativa de afastar a bola da sua área cabeceou mal com o esférico a passar perto do poste direito. Logo depois, Fifi tentou a sua sorte de fora da área com um remate forte que saiu ligeiramente ao lado. Aos 39’, o Guarda Unida voltou a criar perigo através de uma boa iniciativa de Stefan na direita que forçou Vítor Hugo a uma intervenção atenta com os pés. Após o intervalo, a equipa da casa voltou a entrar melhor e poderia ter feito o 2-0 logo no primeiro minuto mas João Saraiva rematou por cima. Aos 49’, Fifi, de livre direto, forçou João Missa a uma defesa atenta e o jovem guarda-redes voltou a opôr-se bem a novo remate de fora da área, desta feita de Helmut.

Passados 10 minutos, Rui Lopes surgiu isolado frente a Vítor Hugo que fez mais uma boa defesa. A partir daqui, o técnico visitante fez várias mexidas na sua equipa que a tornaram mais atacante, enquanto que o Guarda Unida apostava em rápidas saídas para o contra-ataque mas não se registaram mais oportunidades de golo. Trabalho positivo do trio chefiado por Aires Rodrigo Neves.

No final da partida, os dois técnicos estavam de acordo quanto à justiça do resultado. Pelo lado do Guarda Unida, Humberto Barroco mostrou satisfação pelos três pontos conquistados, considerando que a sua equipa «dominou completamente o jogo e penso que a vitória peca por ser escassa, pois merecíamos mais dois ou três golos». Quanto aos objetivos para o campeonato passam por «ganharmos jogo a jogo. Se as coisas se proporcionarem penso que toda a gente gostaria de atingir o objetivo da subida. Todos nós queremos e penso que a cidade em si também quererá», assumiu.

Pelo lado dos visitantes, o técnico reconheceu que o resultado foi «justo, face às intervenções do meu guarda-redes que tirou três bolas de golo. Tivemos muita dificuldade para assentar o nosso jogo e arrisquei tudo porque interessava-me levar daqui, pelo menos, um ponto». José Galvão realçou que o objetivo para o campeonato é «andar nos três primeiros lugares», salientando que é «muito cedo» para pensar na subida.

Ricardo Cordeiro Ricardo Lopes, à esquerda, podia ter marcado logo aos cinco minutos

Gordo garantiu vitória “magra”

Sobre o autor

Leave a Reply