Arquivo

Gomes Canotilho dá última aula em Coimbra

Constitucionalista recentemente jubilado deixa Faculdade de Direito na quarta-feira

O constitucionalista Gomes Canotilho, recentemente jubilado, dá a sua última aula na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na próxima quarta-feira.

Nascido em Pinhel em 1941, o professor de Direito é irmão de Mário Canotilho, advogado e grande oposicionista à ditadura no distrito da Guarda. É um dos principais constitucionalistas portugueses e autor de uma vastíssima bibliografia, da qual se destacam, entre muitas outras, as obras “Constituição dirigente e vinculação do legislador”, “A responsabilidade do Estado por atos lícitos”, “Direito Constitucional e teoria da constituição”, “Direito da propriedade e defesa do ambiente e direitos fundamentais”. Distinguido com o Prémio Pessoa em 2003, Gomes Canotilho fez toda a sua carreira académica em Coimbra. Licenciou-se em Direito com média de 17 valores na Faculdade de Direito, onde, em 1970, assumiu a regência de várias disciplinas e, em Março de 1975, chegou a ocupar o cargo de vice-reitor durante o reitorado do professor Joaquim Teixeira Ribeiro.

Em 1982 doutorou-se e em 1987 tornou-se professor associado da Secção de Jurídico-Políticas. Em 2002/2003, foi responsável pela Regência de Direito Constitucional na Licenciatura em Direito e na Licenciatura da Administração Pública, tendo ainda assumido a presidência do Conselho Científico da Faculdade de Direito. A sua vasta obra na área do Direito, Sociologia, Filosofia e Política é também apontada como uma referência, tanto a nível académico como pelas administrações centrais no Brasil, México e Espanha.

Gomes Canotilho dá última aula em Coimbra

Sobre o autor

Leave a Reply