Arquivo

GNR põe termo a burlas e furtos

Dois homens foram detidos em Pinhel e um casal foi identificado no Adão (Guarda) por roubar cordão de ouro em Escalhão

As burlas e os furtos dominam o último relatório semanal do comando territorial da Guarda da GNR, que deteve dois indivíduos e identificou outros três em Pinhel e na sede do distrito.

Na sexta-feira, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Pinhel deteve um homem, residente em Souropires, pelos crimes de furto, burla, burla qualificada, falsificação de documentos e abuso de confiança. Com 30 anos, o indivíduo passou, em Aguiar da Beira, um cheque que tinha sido furtado, tendo as autoridades verificado posteriormente que o mesmo era o presumível autor de diversos crimes similares. É ainda suspeito de fazer negócios em nome de empresas fictícias apresentando para pagamento diversos cheques furtados. O suspeito foi presente ao Tribunal Judicial de Trancoso, tendo o inquérito transitado para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Nessa mesma tarde, mas em Pinhel, foi detido em flagrante delito um homem de 60 anos quando tentava burlar um comerciante local. Residente no Porto, o suspeito foi surpreendido por elementos do NIC quando pagava uma conta de quatro euros com uma nota de cem. Segundo a GNR, a burla consistia em «tentar reaver a nota depois de ter recebido o troco». O detido tem antecedentes criminais e já estava referenciado por mais duas burlas noutros estabelecimentos da “cidade-falcão”. Presente a tribunal, ficou sujeito a termo de identidade e residência. Ainda no mesmo dia, o NIC identificou em Malta, naquele concelho, um homem de 47 anos por furto de gasóleo. O suspeito está indiciado por vários roubos deste combustível, no valor de 10.750 euros, apurou a GNR, tendo confessado a autoria de dois dos furtos que lhe eram imputados. Na operação, as autoridades recuperaram 120 litros de gasóleo que foram entregues ao proprietário. Os factos foram participados ao Tribunal de Pinhel.

Já no concelho da Guarda, no passado dia 10, a GNR pôs termo à atuação de um casal de nacionalidade romena que burlava idosos com falsos fios de ouro. A dupla, de 30 e 29 anos, conseguiu enganar uma senhora de 85 anos em Escalhão (Figueira de Castelo Rodrigo), a quem ofereceram um cordão que diziam ser em ouro. «Enquanto colocavam um cordão em latão no pescoço da vítima, retiraram-lhe o que ela usava, este sim em ouro», adianta a GNR. As autoridades voltaram a ouvir falar da dupla na zona raiana do Sabugal, onde terão tentado novas burlas, mas sem sucesso. Na zona de Aldeia Velha, populares acabaram mesmo por comunicar a matrícula do carro em que seguiam à GNR, tendo sido intercetados já na freguesia de Adão (Guarda). No interior do veículo, os militares encontraram alguns artigos de imitação de ouro e 550 euros em dinheiro que, supostamente, eram produto da venda do cordão roubado em Escalhão. O casal foi identificado e os factos participados ao Tribunal Judicial de Figueira de Castelo Rodrigo.

Sobre o autor

Leave a Reply