A GNR iniciou hoje uma operação de fiscalização rodoviária nas zonas mais críticas do país para tentar reduzir o número de acidentes, reconhecendo que esta é uma problemática ainda “preocupante”.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que a acção “Operação Segura”, iniciada às 16:00 de hoje, se vai prolongar no fim-de-semana. Para combater a sinistralidade rodoviária, a GNR terá uma presença “preventiva e de fiscalização”, estando especialmente atenta aos “três principais factores que contribuem para a sinistralidade grave”: condução sob efeito de álcool ou drogas, excesso de velocidade e não utilização dos dispositivos de segurança.
A GNR reconhece que, apesar de nos primeiros quatro meses do ano se ter notado um decréscimo de acidentes, continua a ser “preocupante” o número de acidentes e vítimas.
O Comando Geral da GNR recorda que, só no ano passado, registaram-se 4575 acidentes envolvendo motociclos, dos quais resultaram 156 mortos, 456 feridos graves e 4.574 feridos ligeiros.