Arquivo

GNR estreia patrulhas em bicicleta no Sabugal

Iniciativa inédita no distrito arrancou ontem com dois militares cuja missão é vigiar a floresta e fazer o policiamento de proximidade junto das populações

A GNR estreou ontem, no concelho do Sabugal, o policiamento em bicicleta com o objetivo de estar mais próxima dos cidadãos numa altura do ano em que a população regista um aumento substancial.

A equipa “ciclo”, constituída por dois militares, está afeta ao posto territorial da cidade raiana até final de agosto e vai realizar patrulhamentos diários, nomeadamente junto das praias fluviais do Sabugal, Quadrazais, Rapoula do Côa, Vale das Éguas e Fóios, bem como do complexo termal do Cró. «É um meio de patrulhamento que permite alcançar, de forma muito eficiente, uma área muito mais vasta que o tradicional apeado, a par de uma melhor mobilidade na execução do serviço e uma maior proximidade com as populações», indica o comandante em substituição do Comando Territorial da Guarda. O tenente-coronel Cunha Rasteiro acrescenta que esta equipa vai também patrulhar as zonas florestais no âmbito da operação “Floresta Segura”. «Há complementaridade porque usarão, sempre que possível, os trilhos existentes», disse o oficial, segundo o qual este tipo de patrulhamento em bicicleta poderá ser alargado a outros locais da região quando houver mais militares preparados para a função.

De acordo com o Comando Territorial, a equipa “ciclo” nasceu «em sintonia com o conceito e ideia do “policiamento de proximidade”, privilegiando uma atitude preventiva e pedagógica de atuação dos militares da Guarda, tendo por desiderato a facilitação da comunicação e da relação entre o cidadão e o agente da autoridade». Já usado noutras zonas do país, este tipo inovador de patrulhamento estreia-se agora no distrito da Guarda e concretamente no município do Sabugal onde o regresso dos emigrantes para férias e as tradicionais festas da capeia arraiana fazem triplicar a população durante o mês de agosto.

Equipa “ciclo” vai efetuar patrulhamentos diários até ao final de agosto

Sobre o autor

Leave a Reply