Arquivo

GNR detém um dos maiores traficantes de droga da Covilhã

Homem de 39 anos, sob quem recaem mandados internacionais de detenção, está em prisão preventiva

A GNR deteve no Tortosendo, na madrugada do passado sábado, um homem de 39 anos suspeito de «ser um dos principais traficantes da Covilhã» e sob quem recaem, segundo fonte policial, dois mandados internacionais de captura emitidos em Espanha, por venda de estupefacientes, roubos, desobediência e atentados contra o património.

O homem foi interceptado na sequência de uma operação de vigilância montada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR da Covilhã para o apanhar em flagrante delito, que envolveu duas equipas. «Foi possível deter o suspeito através do trabalho desenvolvido pela PSP, que teve a investigação a seu cargo numa fase inicial, de testemunhos e vigilância», disse a mesma fonte, ao revelar que o indivíduo estava na mira das autoridades há mais de dois anos e que a operação do último sábado surgiu na sequência de «informações que apontavam que teria ido a Espanha para abastecimento de droga». Uma das equipas segui-o desde a sua habitação, localizada no eixo TCT (Tortosendo-Covilhã-Teixoso), sendo que a outra vigiou um alegado esconderijo, que serviria para guardar a droga.

Foi-lhe dada ordem de paragem, já perto do esconderijo em causa, mas o suspeito desobedeceu: «Fez marcha-atrás, o que levou a que os militares do NIC tivessem disparado para o ar e para os pneus do carro. Conseguiu fugir do local e foi detido posteriormente, já apeado», contou a mesma fonte. O homem tentou atropelar um dos guardas no momento da fuga, numa perseguição que durou uma hora. Aquando da detenção não tinha droga na sua posse. Mais tarde foi encontrado o veículo que conduzia. «Acabou por confessar que se desfez da droga» durante a perseguição, acrescenta a mesma fonte da GNR. O suspeito, a quem foi apreendida uma arma branca, foi presente a primeiro interrogatório no Tribunal da Covilhã, tendo-lhe sido decretada prisão preventiva durante quatro meses no estabelecimento prisional da cidade. Foram entretanto constituídos mais quatro arguidos no âmbito deste processo.

O suspeito foi detido na noite de sexta-feira pela GNR da Covilhã

GNR detém um dos maiores traficantes de
        droga da Covilhã

Sobre o autor

Leave a Reply